Técnicos realizam treinamento sobre segurança

Energia - 03/08/2015 às 8h32

Em julho todos os técnicos, eletricistas e engenheiro da Cocel participaram de treinamento. O curso tratou da NR-10 (Segurança em Instalações e serviços com eletricidade), Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades e NR-35 (Trabalho em altura), normas instituídas pelo Ministério do Trabalho. O trabalho exercido pela equipe é de alto risco, por isso a realização de treinamentos é obrigatória e de extrema importância. Cinquenta colaboradores participaram do treinamento, que é refeito a cada dois anos.

treinamento em altura

Cassiano Pianaro, diretor técnico da Cocel, ressalta que a realização constante de treinamentos é imprescindível para garantir a segurança e também a qualidade do trabalho realizado. “Todos os dias nossos funcionários enfrentam vários desafios para atender aos consumidores, e é essencial que estejam bem preparados para não colocarem sua vida em risco”, completa Pianaro.

Entre os assuntos abordados no treinamento está o resgate de feridos em quedas. Por segurança, os serviços em instalações elétricas energizadas em alta tensão, bem como aqueles executados no Sistema Elétrico de Potência – SEP, não podem ser realizados individualmente. Em caso de acidentes, um colega deve sempre estar preparado para resgatar o outro. Os técnicos da Cocel podem ser chamados também para auxiliar em resgates realizados pelo Corpo de Bombeiros, em casos que envolvam a rede de energia.

O uso de correto de EPI’s (equipamentos de proteção individual) também é de extrema importância para evitar acidentes. Capacete, camisa, calça anti-chamas, calçado sem qualquer ponto metálico e luvas estão entre os equipamentos obrigatórios.

treinamento segurança nr10