Horário de verão começa no domingo, 18/10

Energia - 15/10/2015 às 3h26

À zero hora do domingo, 18/10, os relógios devem ser adiantados em uma hora no Paraná, outros nove estados brasileiros e o Distrito Federal. A mudança continua até 21 de fevereiro de 2016. O objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural e desta forma reduzir o consumo e a demanda de energia no período entre 18h e 21h. A expectativa do Ministério de Minas e Energia é que a demanda reduza até 5% neste horário crítico. Este deslocamento da demanda pode evitar sobrecargas nas linhas de transmissão e distribuição e evitar que as usinas geradoras precisem trabalhar no limite de sua capacidade.

O consumo de energia diminuiu no país nos últimos doze meses – reflexo da crise na economia. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia) em julho de 2015 houve redução média de 2,9% no consumo de energia no país, comparado ao mesmo período de 2014. Para as indústrias a queda no consumo foi ainda maior: 5,9%.

Em Campo Largo entre 2014 e 2015 o consumo ficou estável – não houve redução e também não houve aumento no consumo, de acordo com a Companhia Campolarguense de Energia – Cocel. O gerente da Divisão Comercial da Companhia, Carlos Conrado Krzyzanovski, considera que esta “ausência de crescimento” também reflete um momento de crise. “No período foram ligadas quase 1500 novas unidades consumidoras e mesmo assim não houve aumento no consumo. As indústrias de maior porte, que são responsáveis por metade do consumo total da energia, estão revendo seus contratos de fornecimento e postergando investimentos” – completa Krzyzanovski.

Tradicionalmente o período de maior consumo na cidade é o inverno, devido ao uso de aquecedores – ao contrário da maior parte no país onde o período de maior consumo é o verão devido ao uso de condicionadores de ar. Porém, nos últimos anos esta diferença tem caído e o verão também apresenta picos de consumo. O recorde de consumo de energia no país ocorreu em 13 de janeiro de 2015, às 14h23.

 “Horário de ponta” para consumidores com fornecimento em alta tensão muda durante o horário de verão

Durante a vigência do horário de verão o “horário de ponta” muda para o período compreendido entre 19h e 22h. Consumidores com fornecimento de energia em alta tensão pagam valores diferenciados de tarifas de acordo com o horário de utilização (conforme o contrato escolhido) e devem ficar atentos à mudança. Para os consumidores com fornecimento em baixa tensão (residências e maior parte do comércio) o horário de uso da energia não interfere na tarifa aplicada.

O horário de verão brasileiro é regido pelo Decreto Federal 6558/2008.

 

 

 

 

14/10/15