Tarifa de energia tem redução média de 16,30%

Energia - 28/06/2016 às 3h52

Para consumidores com fornecimento em alta tensão diminuição chega a 22,26%

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL divulgou hoje, 28/06, os novos valores das tarifas que serão aplicadas pela Companhia Campolarguense de Energia – Cocel. Em média, as tarifas ficam 16,30 mais baratas a partir de amanhã. Para os consumidores residenciais a redução será de 9,59%. Para os consumidores de baixa renda, que tem a Tarifa Social, a redução é de 10,44%. E para os consumidores com fornecimento em alta tensão a redução média será de 22,26% – dependendo do contrato.

Os índices foram definidos pela ANEEL após realização da revisão tarifária, que ocorre de quatro em quatro anos. Durante este processo todos os dados da concessionária são verificados pela ANEEL. As auditorias iniciaram em 2015 com a realização de medições de consumo de grupos de consumidores e levantamento de carga da rede. É um processo de análise mais amplo e complexo que aqueles que determinam os reajustes anuais, pois leva em consideração a eficiência da empresa, a remuneração por investimentos já realizados e ainda a definição de tarifas que possibilitem a realização de investimentos necessários à qualidade na prestação de serviços.

Desde abril está sendo aplicada a “bandeira verde” nas tarifas, sem acréscimos. Se a bandeira verde for mantida nos próximos meses a diferença do valor entre as faturas pagas em 2015 e 2016 será de aproximadamente 18% para os consumidores residenciais e 30% para as indústrias com fornecimento em alta tensão.

Custos gerenciáveis pela Companhia representam apenas 20,68% do valor final da fatura

A fatura de energia é composta basicamente pelos custos de geração, distribuição e transmissão de energia, impostos e encargos setoriais. A maior parte destes valores é definida pela agência reguladora (ANEEL) ou por legislação específica – como o caso dos impostos. São custos sobre os quais a concessionária não possui gerenciamento e representam 79,32% do total da fatura. Os custos que são gerenciáveis pela Companhia representam 20,68% da fatura e incluem os valores gastos com mão de obra, investimentos realizados, compra de materiais, entre outros.

O presidente da Cocel, Marcus Preis, ressalta que o valor que cabe à Companhia gerenciar reduz a cada ano. “A ANEEL determina que as concessionárias garantam a qualidade no fornecimento de energia com recursos cada vez menores. Precisamos revisar constantemente nossos procedimentos para que possamos garantir a eficiência esperada pela ANEEL e por nossos consumidores”, completa Preis.

Concessão da Cocel foi renovada por mais 30 anos

Em 2015 foi renovado o contrato de concessão da Cocel para distribuição de energia em Campo Largo pelos próximos 30 anos. Para garantir a manutenção desta concessão a Companhia deve cumprir uma série de exigências feitas pela ANEEL a todas as concessionárias que passaram pelo processo de renovação dos contratos. Os primeiros cinco anos são decisivos – as empresas devem atender índices rígidos de qualidade no fornecimento de energia e ainda realizar investimentos. A ANEEL deve criar modelos de “empresas-padrão” que servirão de base para o funcionamento de todas as concessionárias.

Marcus Preis garante que a Cocel já está preparada para atender as exigências da ANEEL. “Garantir a qualidade do serviço prestado já era uma prioridade, a renovação do contrato de concessão traz cláusulas muito rigorosas que estamos certos que serão cumpridas”, declara. A compra da Subestação Campo Largo é citada por Preis como uma das ações mais importantes realizadas pela Companhia para garantir a qualidade do fornecimento. A compra foi realizada em 2015 e aumentou em 75% a capacidade de atendimento da Cocel. Ainda em 2016 será realizada uma grande obra de melhoria na rede da região do Passaúna e está em execução o projeto de automatização da rede e instalação de religadores controlados remotamente na região central. Esta automatização faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Companhia e possibilitará o restabelecimento automatizado do fornecimento de energia em casos de eventuais interrupções.

28/06/16