Horário de verão começa no domingo, 16/10

Energia - 11/10/2016 às 5h55

O horário de verão de 2016 começará à zero hora do domingo, 16, e terminará no dia 19 de fevereiro de 2017. Além do Paraná, outros nove estados e o Distrito Federal devem adiantar os relógios em uma hora. O objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural e desta forma reduzir o consumo e a demanda de energia no período entre 18h e 21h. A expectativa do Ministério de Minas e Energia é que a demanda reduza cerca de 4,5% no horário de pico, e que a economia total seja de até 0,5% no consumo – o que equivale a R$147,5 milhões que devem deixar de ser gastos com o despacho de usinas termelétricas.

O deslocamento do horário de pico de consumo ainda minimiza o risco de sobrecargas nas linhas de transmissão e distribuição e evita que as usinas geradoras precisem trabalhar no limite de sua capacidade.

Em Campo Largo o período de maior consumo é o inverno, devido ao uso de aquecedores – ao contrário da maior parte no país onde o período de maior consumo é o verão devido ao uso de condicionadores de ar. Nos últimos anos esta diferença tem caído e o verão também apresenta picos de consumo. O recorde de consumo de energia no país ocorreu em 13 de janeiro de 2015, às 14h23.