Dezembro terá bandeira verde

Comunidade - 29/11/2016 às 1h57

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou na sexta-feira, 25/11, que no mês de dezembro estará em vigor a bandeira verde – sem custo adicional para os consumidores. Como em novembro estava em vigor a bandeira amarela, as faturas de dezembro terão a cobrança proporcional conforme os dias de consumo no mês anterior (é possível consultar a data de leitura na própria fatura).

A ANEEL informa que as condições hidrológicas estão mais favoráveis e que o valor do MWh (mega watt-hora) da última usina térmica acionada foi inferior ao limite para acionamento de bandeira amarela. As bandeiras tarifárias afetam todos os consumidores ligados ao SIN – Sistema Integrado Nacional e repassa o aumento nos custos da geração de energia no período. Em 2016 foram 3 meses com bandeira vermelha (janeiro, fevereiro e março), 1 mês com bandeira amarela (novembro) e os demais com bandeira verde.

O sistema de bandeiras tarifárias está em vigor desde janeiro de 2015 para sinalizar aos consumidores as condições de geração de energia. A bandeira vermelha significa condições críticas para geração de energia, a bandeira amarela significa condições pouco desfavoráveis e a bandeira verde significa condições favoráveis para geração de energia.

29/11/16