Cocel notifica telefônicas que estão com cabeamento irregular

Energia - 06/01/2017 às 7h39

A Cocel está tomando medidas para obrigar as companhias telefônicas a regularizar o cabeamento. As empresas Embratel, Claro, Copel, GVT e Oi compartilham a infraestrutura de rede com a Cocel e receberam notificações solicitando a correção de todos os pontos que estão fora das normas técnicas.

As empresas tem o prazo de 10 dias para apresentar plano de regularização, sob pena de corte de todos os cabos fora do padrão e impossibilidade de fazer novos compartilhamentos. A Companhia vem realizando diversos investimentos na rede de distribuição em busca da qualidade do atendimento aos consumidores, e problemas técnicos na rede de telefonia acabam por interferir no resultado esperado.

São mais de 700 pontos com problemas já identificados, e muitos outros ainda devem ser localizados. Destes, 220 necessitam de reparos imediatos. Entre eles estão pontos do Centro danificados no início da semana por um caminhão. A fiação em altura irregular, caída no chão e enrolada irregularmente oferece risco à comunidade e às instalações, a poluição visual causa desconforto e interfere na qualidade de vida do município. Para acabar com estes problemas a Cocel vai tomar todas as medidas necessárias para cobrar ações efetivas das empresas de telefonia.

A legislação obriga as concessionárias de energia a compartilhar sua rede com outras empresas, sempre que houver viabilidade técnica. Porém, a Cocel é impedida por contrato de realizar manutenção ou melhorias na rede de outras empresas.