Fiação da rede de telefonia em altura irregular causa prejuízos em três pontos no mesmo dia

Energia - 18/01/2017 às 7h19

Na manhã de hoje, 18/01, três acidentes envolvendo caminhões que enroscaram na rede de telefonia causaram problemas à rede de distribuição da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel e à população. No total, oito postes da Cocel e outros seis postes da entrada de energia dos consumidores foram quebrados.

Por volta das 8h um caminhão carregado com contêiner enroscou na fiação da rede de telefonia da Rua Subestação de Enologia. O acidente foi nas proximidades da Delegacia, e noventa unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido. Cinco postes da Cocel e seis postes de consumidores quebraram e precisaram ser substituídos. As equipes de atendimento a emergências da Cocel passaram a manhã toda fazendo a substituição dos postes quebrados e reparos na rede de distribuição. O fornecimento de energia foi normalizado no início da tarde.

Também pela manhã um caminhão baú quebrou um poste da rede na Avenida Desembargador Clotário Portugal, quase em frente à sede da Guarda Municipal. Não houve interrupção no fornecimento de energia, mas o poste precisou ser substituído. A troca foi realizada durante a tarde.

Ainda manhã desta quarta-feira outro caminhão enroscou na rede de telefonia na Rua Alcebíades Afonso Guimarães, bairro São Vicente, nas proximidades do Mercado Kusma. Este acidente resultou em dois postes da rede quebrados e 125 unidades consumidoras sem energia. Os técnicos da Cocel realizaram os reparos necessários para restabelecer o fornecimento de energia o mais rapidamente possível, e a troca destes postes também será programada para os próximos dias.

Empresas de telefonia que não regularizarem suas redes terão cabos cortados

No início do mês a Cocel notificou as empresas Embratel, Claro, Copel, GVT e Oi, que compartilham a infraestrutura de rede, solicitando a correção de todos os pontos que estão fora das normas técnicas. As empresas notificadas que não realizaram as correções solicitadas terão os cabos cortados e poderão ser impedidas de realizar novos compartilhamentos.

A legislação obriga as concessionárias de energia a compartilhar sua rede com outras empresas, sempre que houver viabilidade técnica. Porém, a Cocel é impedida por contrato de realizar manutenção ou melhorias na rede de outras empresas.

A Companhia entrará com ação de cobrança contra as telefônicas devido aos grandes prejuízos sofridos no dia de hoje.

foto mostra foto da rede de energia quebrado, fiação no chão e equipes de manutenção da Cocel fazendo o conserto

Rede danificada no Centro

18/01/2017