Cocel realiza treinamento sobre segurança na construção civil

Comunidade - 14/02/2017 às 7h37

Na quinta-feira, 09/02, a equipe do Setor de Segurança da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel promoveu palestra com trabalhadores de um edifício em construção. O tema principal do encontro foi prevenção de acidentes com eletricidade em obras, pois a proximidade com a rede de energia é um perigo constante. Prevenção de acidentes, noções de primeiros socorros e equipamentos de proteção obrigatórios também foram temas apresentados.

Já no planejamento das obras é necessário verificar se há rede de distribuição próxima, para que com antecedência sejam tomadas as medidas de segurança apropriadas para proteger os trabalhadores e a comunidade – em caso de acidentes vizinhos ou pedestres podem ser atingidos. Se houver rede de baixa tensão próxima da obra é possível solicitar à Cocel que os cabos sejam protegidos. Porém, quando a rede é de alta tensão não é possível isolar os cabos – neste caso é necessário verificar junto à Cocel a possibilidade de deslocar a rede. Instalar redes de proteção e tapumes também é indicado, assim como o uso de cinto de segurança (estilo paraquedista) para qualquer trabalho em altura. O uso de andaimes e escadas próximas à rede de distribuição de energia é frequente, e por isso o cuidado deve ser redobrado.

Mari Crusara Rossa, técnica de segurança da Cocel, ressalta que é muito comum que os trabalhadores de construções civis executem suas atividades em andaimes e ficam de costas para rede, desatentos ao risco. Se não for respeitada a distância mínima (de cinco metros) e a rede de baixa tensão não estiver isolada, é grande o risco de encostar um equipamento ou ferramenta (como rolo de pintura com extensor, estruturas metálicas, barras de ferro, vergalhões). O choque pode ser de até 13.800 mil volts, podendo ser fatal. Mari destaca ainda que é responsabilidade do empregador garantir a segurança dos trabalhadores, fornecendo equipamentos apropriados e treinamento – mas que depende da conscientização de cada um trabalhar em segurança, utilizar os equipamentos de proteção individual e coletivos.

Esta palestra realizada pela Cocel é parte de um cronograma de diversas ações com o objetivo de promover o uso seguro e consciente da energia, aproximando a Companhia da comunidade. Mais informações sobre segurança podem ser acessadas aqui.

Fotos da equipe assistindo palestra da Cocel

 

14/02/17