Cocel realiza mutirão de melhorias em rede que atende consumidores do entorno da BR 277

Energia - 02/05/2017 às 6h45

Objetivo principal é minimizar risco de interrupções. Circuito terá 12 km de novas redes compactas e será separado da rede de Curitiba.

As equipes da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel finalizaram na manhã de domingo (30/04) a substituição de um trecho da rede de distribuição que fica às margens da BR 277, próxima ao km 103. Foram trocados postes, alterado o traçado da rede para facilitar a manutenção. Ao mesmo tempo em que a mudança deste trecho era finalizada outras equipes fizeram manutenções e melhorias em outros pontos do mesmo circuito – troca de cruzetas antigas, revisão do cabeamento e poda da vegetação próxima da rede.

O trabalho em forma de mutirão tem o objetivo de aproveitar da melhor maneira o período em que o fornecimento de energia precisa ser interrompido, reduzindo o número de desligamentos necessários. Carlos Conrado Krzyzanovski, diretor técnico da Cocel, conta que os mutirões estão sendo realizados desde o início do ano. “Fizemos um levantamento dos pontos mais críticos da rede de distribuição e estamos fazendo melhorias em todos os circuitos, com o objetivo principal de minimizar o risco de interrupções e garantir o fornecimento de energia com qualidade aos consumidores” – completa Krzyzanovski.

A mudança deste trecho da rede da BR 277 faz parte de um projeto mais amplo, que proporcionará melhorias para todos os consumidores da região do Passaúna – que inclui os bairros Cercadinho, Jd. Guarani, Figueiredo, Rivier, Colônia Dom Pedro, Mato Preto e redondezas. No total serão 12 km de nova rede compacta e a separação do circuito da rede que pertence a Curitiba. Por estar em área de divisa entre municípios este cicuito possui rede compartilhada entre as concessionárias Cocel e Copel (Companhia Paranaense de Energia). A separação deve reduzir o risco de interrupções e, caso ocorram, o restabelecimento será mais rápido porque não dependerá do deslocamento das equipes do município vizinho.

Grande parte desta obra já foi realizada, e a finalização depende da liberação de licenças da concessionária que administra a rodovia e de órgãos ambientais. Krzyzanovski informa que espera obter todas as liberações necessárias nas próximas semanas, para que seja dado prosseguimento à obra e a melhoria possa ser finalizada ainda este ano. O diretor ressalta que “é uma obra de grande porte, que exige uma série de autorizações que fogem do controle da Companhia e pesado investimento, mas que ao final trará um enorme benefício a todos os moradores dos bairros próximos à BR 277”.

Mudança no traçado da rede facilita manutenções e reparos

Mudança no traçado da rede facilita manutenções e reparos, melhorias minimizam o risco de interrupções.

02/05/17