Projeto da Cocel é aprovado e Campo Largo terá led na iluminação pública e fibra ótica

Energia - 09/08/2017 às 8h17

O Projeto de Eficiência Energética (PEE) proposto pela Cocel, que possibilitará a substituição das lâmpadas da iluminação pública da região central do município por modelos de led, foi aprovado pela agência reguladora – a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A autorização foi recebida pelo presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, na última segunda-feira, durante encontro com a diretoria da ANEEL. No encontro foram discutidos novos projetos para a Companhia, sempre com o objetivo de prestar o melhor atendimento possível aos consumidores.

Este PEE será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, e a previsão é que ainda em 2017 a substituição das lâmpadas e luminárias do anel central será iniciada. As lâmpadas de led são mais econômicas, têm maior vida útil e maior luminosidade que os modelos tradicionais. O PEE é realizado conforme regulamentação específica da ANEEL, que também é a responsável por fiscalizar as ações e em alguns casos deve aprovar o projeto inicial para que as ações sejam iniciadas.

O presidente da Cocel conta que a modernização da iluminação pública é uma das prioridades desta gestão, por este motivo já no início do ano foram tomadas as providências para a formulação do projeto e apresentação à ANEEL. “Já realizamos muitas melhorias na iluminação pública, revitalizando as instalações de espaços públicos e nas vias principais. Este PEE que estamos executando é a maior ação de melhoria já realizada em Campo Largo em toda sua história”, completa Chemin.

logotipos cocel, aneel e PEE projeto de efoconência energética

Novas luminárias serão interligadas por fibra ótica na segunda etapa do projeto

Além da melhoria na iluminação, as novas luminárias serão também utilizadas para interligar uma rede de fibra ótica, que deve proporcionar acesso à internet em diversos pontos do município. A instalação da fibra ótica é mais uma conquista da Cocel e da Prefeitura, e será realizada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Representantes do Ministério virão a Campo Largo no próximo mês para acertar detalhes desta parceria que trará benefícios aos campolarguenses por muitos anos. “Estamos entrando na era das cidades inteligentes, com projetos próprios e buscando parcerias para oferecer o melhor à Campo Largo”, resume Chemin.

Foto do diretor da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, em frente à sede da ANEEL

09/08/17