“Outubro Rosa” chega ao fim, mas prevenção ao câncer deve durar o ano todo

Serviços - 31/10/2017 às 5h29

Há 15 anos no Brasil o mês de outubro é colorido de rosa para destacar a luta contra o câncer de mama, estimulando a prevenção pelo diagnóstico precoce. A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel tornou o Museu Histórico de Campo Largo o símbolo do município nesta campanha, mudando toda a iluminação do local.

A técnica de segurança da Cocel, Mari Crusara Rossa, ressalta que as campanhas de conscientização realizadas no mês de outubro têm alcançado grande impacto, pois o assunto está em todos os meios de comunicação. “Ações como a realizada pela Cocel, que iluminou o Museu por onde um grande número de pessoas passa todos os dias são de extrema importância, pois o tema não passa despercebido por ninguém” – completa Mari.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres do Brasil e do mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país.

Foto do Museu Histórico de Campo Largo, na Praça Getúlio Vargas, destacando a iluminação cor de rosa feita pela Cocel

Museu Histórico de Campo Largo, na Praça Getúlio Vargas

Diagnóstico precoce aumenta chances de cura

É muito importante que as mulheres, uma vez por mês, façam o autoexame da mama. O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento é preventivo e deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.

É essencial estar atenta a alterações como retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescentes ou não.

Confira aqui a cartilha feita pelo INCA com as orientações para prevenção.

O autoexame não deve ser o único método preventivo, já que o câncer de mama pode ser imperceptível ao toque. Por isso, é indicado visitar anualmente o ginecologista e/ou mastologista para fazer os exames necessários, como a  mamografia, ultrassonografia mamária e ressonância magnética.

Outubro Rosa pelo mundo

O laço rosa foi utilizado pela primeira vez como símbolo de prevenção contra o câncer de mama em 1990 pelos participantes da “Corrida pela Cura” – evento promovido pela “Fundação Susan G. Komen pela Cura”, em Nova York. A iniciativa de realizar campanhas de prevenção no mês de outubro se espalhou por outras cidades dos Estados Unidos, onde o mês de outubro foi tornado o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. Depois da corrida foram realizados desfiles de moda e outros eventos. Não se sabe ao certo quando a iluminação rosa começou a ser utilizada em prédios e monumentos como forma de divulgação da campanha.

No Brasil, o primeiro registro de ação referente ao “Outubro Rosa” é de 2002. Na ocasião o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o “Obelisco do Ibiapuera”) foi iluminado com cor de rosa. Atualmente vários prédios históricos e cartões postais do país, como o prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná e o Cristo Redentor, ficam “cor de rosa” em prol da campanha de prevenção.

foto do Obelisco do Ibirapuera iluminado com a cor rosa

“Obelisco do Ibirapuera”

31/10/17