Iluminação pública é revitalizada em vários bairros

Serviços - 03/11/2017 às 5h25

As mudanças trazem mais eficiência às instalações, mais conforto e segurança à comunidade. Loteamento Gorski e Ouro Verde foram os últimos bairros que receberam melhorias.

O trecho já pavimentado da Rua Caetano Munhoz da Rocha, entre os bairros Ouro Verde e Guabiroba, teve toda a iluminação pública revitalizada na última semana. A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel instalou 29 novas luminárias, com lâmpadas de vapor metálico com bulbo cerâmico de 400 watts que proporcionam alta luminosidade na região.

Assim que as obras de pavimentação forem finalizadas a Companhia fará a instalação de luminárias em toda a extensão da via.

foto da rua caetano munhoz da rocha em campo largo, destacando a nova iluminação pública feita pela cocel

Av. Caetano Munhoz da Rocha, Ouro Verde

No Loteamento Gorski foi a Avenida Canadá, principal via do bairro, que teve toda a iluminação pública revitalizada. As 84 luminárias da via foram substituídas por modelos de maior potência, proporcionando mais conforto e segurança ao bairro. No lugar das lâmpadas de 100 watts (W) foram instaladas lâmpadas de 250 W. As luminárias também foram substituídas por modelos com braços mais longos – que aumentam a luminosidade.

foto da avenida canadá, loteamento gorski, com destaque para a iluminação pública e o caminhão da cocel

Av. Canadá, Loteamento Gorski

A Rua Pedro Skrypietz, no bairro Campo do Meio, teve luminárias e lâmpadas substituídas por modelos mais eficientes e de maior potência, proporcionando mais segurança a todos que utilizam esta via.

Rua Pedro Skrzypietz, Campo do Meio

Rua Pedro Skrzypietz, Campo do Meio

No entorno da Câmara de Vereadores e na Avenida Vereador Arlindo Chemin – locais onde há grande circulação de veículos e pedestres, a revitalização da iluminação ptoporcionou mais segurança. Nas vias do entorno da Câmara de Vereadores, no bairro Vila Bancária, foram substituídas 14 lâmpadas por modelos de maior potência. Além da Câmara, na região estão instalados o Fórum e as Escolas Primeiro de Maio e Dr. Leniro Ribeiro Bittencourt. Na Av. Ver. Arlindo Chemin, centro do município, foram substituídas 35 luminárias de vapor de sódio por modelos mais eficientes, de vapor metálico.

Foto do alto da Av. Ver. Arlindo Chemin, destacando a iluminação pública da Cocel

Av. Ver. Arlindo Chemin, Centro

Na Avenida Porcelana, bairro Itaqui, foram substituídas 28 luminárias antigas com lâmpadas de vapor de sódio de 250 W por luminárias novas com lâmpadas de 400 W. A “Pracinha do Itaqui” também teve as lâmpadas trocadas por modelos de maior potência. A melhoria na iluminação possibilita que o espaço público seja melhor utilizado pelas famílias, e ainda é um dos fatores que contribuem com a redução da violência.

Av. Porcelana, Itaqui

Av. Porcelana, Itaqui

As Praças da Polônia e João Antônio da Costa (“Praça do Sagrada Família”) também tiveram a iluminação totalmente revitalizada. Além destes locais, melhorias em vários outros pontos já foram executadas e as ações continuam.

Praça da Polônia mais iluminada - mais segurança para todos os frequentadores

Praça da Polônia, Centro

 

Anel central terá led na iluminação pública e rede fibra ótica

O Projeto de Eficiência Energética (PEE) proposto pela Cocel, que possibilitará a substituição das lâmpadas da iluminação pública da região central do município por modelos de led, já está em execução.

O projeto foi aprovado pela agência reguladora – a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. As lâmpadas de led são mais econômicas, têm maior vida útil e maior luminosidade que os modelos tradicionais. O PEE é realizado conforme regulamentação específica da ANEEL, que também é a responsável por fiscalizar as ações e em alguns casos deve aprovar o projeto inicial para que as ações sejam iniciadas.

Além da melhoria na iluminação, as novas luminárias serão também utilizadas para interligar uma rede de fibra ótica, que deve proporcionar acesso à internet em diversos pontos do município. A instalação da fibra ótica é mais uma conquista da Cocel e da Prefeitura, e será realizada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

logo da Cocel, da ANEEL e do PEE

03/11/17