COCEL completa 50 anos como a concessionária que mais cresceu no país

Energia - 05/03/2018 às 2h37

Aniversário será comemorado durante todo o ano com ações voltadas aos consumidores.

O dia 05 de março de 1968 marcou para sempre a história de Campo Largo – nesta data foi fundada uma das grandes fomentadoras do desenvolvimento do município, a Companhia Campolarguense de Energia – Cocel. Na época, a empresa se chamava “Companhia Campolarguense de Eletricidade” e atendia cerca de cinco mil unidades consumidoras de energia elétrica. A criação da empresa demonstrou a capacidade técnica e a mente visionária dos gestores públicos da época, que conseguiram apresentar ao Governo Federal toda a documentação exigida para recebimento da concessão para distribuição de energia.

A primeira sede da Companhia foi na Rua Sete de Setembro, em uma casa alugada. Mais tarde mudou para o imóvel que depois deu lugar à Casa da Cultura. A atual sede, localizada na Rua Rui Barbosa, foi inaugurada em 1985. Ao longo destes cinquenta anos muita coisa mudou no serviço de distribuição de energia – novas tecnologias, materiais, equipamentos e normas de segurança. Campo Largo, que em 1968 tinha cerca de 30 mil habitantes atualmente ultrapassa os 120 mil habitantes. As redes de distribuição da Cocel estão em 100% do município, atendendo mais de 49 mil unidades consumidoras.

A Prefeitura Municipal é a principal acionista da Cocel, e todo o investimento em melhorias fica concentrado em Campo Largo. A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL é a responsável pela regulação das atividades da Cocel e de todo o setor elétrico – a Companhia segue exatamente as mesmas regras que todas as demais concessionárias. Atualmente conta com 122 funcionários efetivos (admitidos através de processo seletivo público), 3 estagiários, 5 aprendizes e 3 diretores nomeados.

Foto aérea mostrando a Igreja Matriz de Campo Largo, destacando a iluminação pública feita pela Cocel

Foto: Brunno Zotto

Concessionária que mais cresceu no país

A Cocel vem se destacando no cenário nacional devido às ações de melhoria na qualidade do fornecimento de energia e no relacionamento com os consumidores que vem desenvolvendo. A Companhia foi reconhecida pela ANEEL como a concessionária que mais cresceu em todo o país, num ranking em que concorrem todas as 96 concessionárias. Também foi reconhecida como a melhor concessionária de seu porte (concorrendo com outras 15 empresas de mesmo porte). A entrega do Prêmio IASC 2017 (O Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor) ocorreu em fevereiro deste ano.

Foto da diretoria da Cocel recebendo o Prêmio IASC 2017 na sede da ANEEL em Brasília

Cerimônia de entrega do Prêmio IASC 2017, realizado na sede da ANEEL

Comemoração será com obras e serviços para a população

Para celebrar o cinquentenário serão realizadas ações durante todo o ano voltadas à satisfação dos consumidores. A substituição de lâmpadas tradicionais por led em todo o anel central do município dará início às comemorações. Será a maior ação de melhoria na iluminação pública já realizada em Campo Largo, realizada através do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e de parceria com a Prefeitura Municipal. Até 1.800 luminárias serão substituídas em três etapas, proporcionando maior luminosidade e economia de energia.

O atendimento aos consumidores passará a ser realizado também de forma itinerante em diversos pontos do município, além do Centro Administrativo da Ferraria – que também será posto de atendimento da Cocel. A Companhia abrirá edital para cadastramento de projetos que poderão receber patrocínio, um dos exemplos é o apoio à campanha de esterilização de animais de rua.

Investimento em redes inteligentes (smart grids), a construção de um novo alimentador e a realização de mutirões de serviços também estão programadas para 2018. A Companhia ainda realizará mutirões de serviços nos bairros, buscando atender de forma rápida e eficiente as demandas dos consumidores.

Foto da rua Pedro Skrzypietz, bairro Campo do Meio, em Campo Largo, dando destaque à iluminação pública da Cocel

05/03/18