Iniciada a instalação de redes inteligentes no Centro

Energia - 19/03/2018 às 4h38

 

Religadores automáticos serão conectados por fibra ótica.

Começou na sexta-feira, 16, a instalação de cinco religadores automáticos na rede de distribuição de energia da Cocel. Os equipamentos serão conectados por fibra ótica e formarão um sistema supervisório das instalações. A nova tecnologia permite o monitoramento da rede, a realização de manobras entre circuitos e a religação automatizada. É o primeiro trecho de rede inteligente do município – também chamada de smart grid, e faz parte de um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Os religadores permitem que o fornecimento de energia seja automaticamente restabelecido em casos de interrupções causadas por problemas temporários (como a queda de galhos de árvores, por exemplo), sem necessidade de deslocamento de equipe até o local do problema. Além de minimizar o risco de interrupções não programadas, caso os desligamentos ocorram o período sem energia tende a ser muito menor.

O primeiro religador foi instalado na Avenida Padre Natal Pigatto, e na próxima semana os outros quatro novos equipamentos serão instalados nas Ruas Monsenhor Aloísio Domanski, Barão do Rio Branco, Av. Centenário e Dom Pedro II (esquina com Av. Centenário), região central do município.

Em 2017 a Companhia deu início ao projeto “Mais Energia”, que realiza o monitoramento permanente dos indicadores de qualidade do fornecimento de energia. Passaram a ser realizadas verificações detalhadas das interrupções – informações que permitem a realização de ações corretivas e investimentos mais efetivos.

foto área noturna do centro de Campo Largo dando destaque à iluminação feita pela Cocel.

Crédito da foto: Brunno Zotto

Fornecimento de energia será interrompido para conclusão da obra

Um pequeno número de unidades consumidoras terá a energia desligada para a instalação dos religadores automáticos. Como há necessidade de troca dos postes, não há viabilidade técnica para que a obra seja finalizada sem interromper o fornecimento. Os desligamentos estão programados para os seguintes períodos:

DATA HORÁRIO RUAS Nº de consumidores
20/03/18

(terça-feira)

Das 9h às 14h
  • Rua Monsenhor Aluísio Domanski (entre Rua Mal. Deodoro Rua Centenário)
  • Rua XV de Novembro (entre Rua Monsenhor Aluísio Domanski e Rua Subestação de Enologia)
  • Rua Mal. Deodoro (entre Rua Barão do Rio Branco e Rua Monsenhor Aluísio Domanski)
  • Rua Manoel Ribas (entre Rua Castro Alves e Rua Centenário)

49

21/03/18

(quarta-feira)

Das 9h às 14h
  • Rua Barão do Rio Branco (entre Rua Xavier da Silva e Rua Mal. Deodoro)
17
22/03/18

(quinta-feira)

Das 9h às 14h
  • Rua Centenário (entre Rua Rocha Pombo e Rua Gonçalves dias)
  • Rua Domingos Cordeiro (ente Rua XV de Novembro e Rua Benedito Soares Pinto)
  • Rua Prof. João Batista Valões (ente Rua XV de Novembro e Rua Benedito Soares Pinto)
44
23/03/18

(sexta-feira)

Das 9h às 14h
  • Rua Centenário (entre Rua Sete de Setembro e Rua Oswaldo Cruz)
  • Rua Dom Pedro II (entre Rua Benedito Soares Pinto e Rua Centenário)

20

Vale lembrar que os desligamentos serão realizados caso as condições meteorológicas sejam favoráveis e que os serviços podem ser concluídos antes do horário previsto. A Cocel recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas e/ou equipamentos elétricos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos desconectados das tomadas – mesmo durante a interrupção do fornecimento.

19/03/2018