Representantes dos consumidores da Cocel participam de palestra sobre Projeto de Eficiência Energética

Energia - 27/03/2018 às 1h47

Na última quinta-feira, 22, os membros do Conselho de Consumidores da Cocel participaram de palestra sobre o Projeto de Eficiência Energética (PEE) “Iluminando Campo Largo com eficiência”. O engenheiro eletricista Ricardo Kenji Wojitani apresentou os principais benefícios de ações voltadas ao uso de energia elétrica de forma consciente, dicas sobre como economizar energia e explicou ainda como foram realizados os estudos técnicos que resultaram no projeto que trará eficiência à iluminação pública de Campo Largo.

A Cocel já iniciou a substituição de luminárias e lâmpadas da iluminação pública do anel central do município por modelos led – mais eficientes que os modelos tradicionais. Na primeira etapa serão mais de 600 luminárias completas substituídas, resultando numa economia superior a R$210 mil a cada ano. Ao todo, 1800 luminárias serão trocadas – via Projeto de Eficiência Energética e parceria com a Prefeitura Municipal. Para definir quais modelos de luminárias e lâmpadas seriam utilizados foi realizado um grande estudo técnico – que avaliou o tamanho das ruas, distâncias entre os postes, temperatura da cor da iluminação, entre outras variáveis que foram levadas em consideração.

Treinamento sobre o Projeto de Eficiência Energética PEE feito aos membros do Conselho de Consumidores da Cocel

Wojitani destaca que melhorias na iluminação possibilita que a população desfrute de espaços e vias públicas, além de proporcionar redução do consumo de energia, redução de gastos com manutenção e servir de incentivo para outras cidades adequarem as instalações elétricas com equipamentos energeticamente eficientes. O engenheiro ressaltou ainda que o desperdício de energia elétrica no país é muito grande: “cerca de 10% de toda a energia produzida no país é desperdiçada – o que equivale a quase o dobro do consumo de todo o Paraná (conforme levantamento realizado pela ABESCO – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia)”.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL determina que todas as concessionárias destinem parte de suas receitas a ações voltadas a eficiência energética. A agência também é responsável por regulamentar e fiscalizar os projetos em todo o país. Schirlei Cequinel Kotovicz, coordenadora do Programa de Eficiência Energética da Cocel, informa que 685 geladeiras e mais de 9 mil lâmpadas de famílias de baixa renda foram substituídas por modelos mais eficientes no projeto anterior realizado pela Companhia. “Até 2016 a ANEEL exigia que a maior parte da verba do PEE fosse utilizada em projetos voltados a famílias de baixo poder aquisitivo e praticamente todas as famílias cadastradas com a Tarifa Social de Campo Largo foram beneficiadas. Nesta nova etapa a Companhia optou por realizar um projeto de eficiência energética na iluminação pública por entender que desta forma todos os consumidores serão beneficiados” – completa Kotovicz.

Treinamento sobre o Projeto de Eficiência Energética PEE feito aos membros do Conselho de Consumidores da Cocel

O Conselho de Consumidores da Cocel é formado por representantes de cada classe de consumo de energia (residencial, rural, comercial, industrial) e também o poder público. Entidades civis escolhidas através de Audiência Pública nomeiam os representantes. A atividade dos conselheiros é voluntária – sem qualquer tipo de remuneração. As atribuições do Conselho, assim como sua formação e regulamentação seguem as determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL (Resolução 451/2011). O Conselho tem caráter consultivo, com a responsabilidade de orientar, analisar e avaliar as questões ligadas ao fornecimento, às tarifas de energia e qualidade do serviço prestado ao consumidor final.

logotipos cocel aneel e PEE programa de eficiência energética

27/03/18