Iniciada instalação de fibra ótica na região central

Energia - 25/06/2018 às 8h53

Será a primeira smart grid do município, futuramente equipamentos serão utilizados também para serviços de internet.

A Cocel começou a instalar fibra ótica na região central do município para interligar os religadores automáticos da rede de distribuição de energia. Os equipamentos formam um sistema supervisório das instalações – permitindo o monitoramento da rede, a realização de manobras entre circuitos e a religação automatizada. É o primeiro trecho de rede inteligente do município – também chamada de smart grid – futuramente a fibra será utilizada também para serviços de internet. Este é um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) desenvolvido pela Cocel, conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Os religadores permitem que o fornecimento de energia seja automaticamente restabelecido em casos de interrupções causadas por problemas temporários (como a queda de galhos de árvores, por exemplo), sem necessidade de deslocamento de equipe até o local do problema. Além de minimizar o risco de interrupções não programadas, caso os desligamentos ocorram o período sem energia tende a ser muito menor. Cinco novos religadores foram instalados no mês de março na região central.

Esta é mais uma melhoria realizada com o objetivo de oferecer a o melhor atendimento possível aos consumidores. Diversos investimentos na rede de distribuição e nos canais de comunicação vêm sendo realizados pela Companhia. No início do ano a Cocel foi reconhecida pela ANEEL como a melhor de seu porte e a concessionária que mais cresceu no país, recebendo dois troféus do Prêmio IASC (Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor).

instalação de fibra ótica em campo largo pela cocel smart grid

26/06/18