ANEEL mantém bandeira vermelha no segundo patamar no mês de setembro

Bandeiras Tarifárias - 05/09/2018 às 3h22

Pelo 4ª mês consecutivo serão adicionados R$0,07 por kWh consumido.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL determinou que no mês de setembro a bandeira vermelha no segundo patamar continuará em vigor. Para cada quilowatt-hora (kWh) consumido serão acrescentados R$0,075505 (já incluindo os impostos). É o quarto mês consecutivo de acionamento da bandeira vermelha no segundo patamar – maior período em que a bandeira vermelha já esteve em vigor de forma consecutiva. De acordo com a agência reguladora a repetição da bandeira deve-se à manutenção das condições hidrológicas desfavoráveis e à redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN).

O Sistema de Bandeiras Tarifárias é totalmente regulamentado pela ANEEL e é válido para todos os estados que fazem parte do Sistema Interligado Nacional. As distribuidoras de energia não possuem qualquer gerenciamento sobre o Sistema de Bandeiras Tarifárias – todo o valor arrecadado é repassado ao Ministério de Minas e Energia, através da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Sobre o adicional das bandeiras incidem os impostos ICMS, Pasep e Cofins.

De janeiro a abril de 2018 esteve em vigor a bandeira verde – sem custo adicional nas tarifas. Maio teve bandeira amarela e desde junho está em vigor a bandeira vermelha no segundo patamar – indicando o nível mais crítico para a geração de energia. Em 2017 a bandeira vermelha foi acionada em seis meses.

 

05/09/2018