COCEL atinge a marca de 50 mil unidades consumidoras atendidas

Energia - 12/09/2018 às 7h56

Ligação “50 mil” mostra como a energia elétrica muda a vida das famílias

Em 2018 a Companhia Campolarguense de Energia – Cocel alcançou duas importantes marcas: 50 anos de atividades e 50 mil unidades consumidoras atendidas. A ligação número “50 mil”, feita no mês de agosto, é um grande exemplo de como a energia elétrica pode mudar a vida das famílias. O casal Marcia Ferreira Pereira e Marcos Biernaski mora em Bateias com seus três filhos e por mais de dois anos viveram sem energia elétrica. Numa época em que equipamentos eletrônicos fazem parte do cotidiano até de crianças pequenas, viver sem eletricidade é uma realidade muito difícil.

O imóvel onde Marcia e Marcos construíram sua nova casa tem a documentação regularizada e o casal obteve autorização da Prefeitura Municipal para ligar a energia. Porém, havia necessidade de extensão da rede de distribuição de energia e estas instalações passariam por terrenos vizinhos, de outros proprietários. Havia também a necessidade de autorização dos órgãos ambientais para o corte de algumas árvores. A dificuldade enfrentada pelo casal conseguir todas as autorizações necessárias levou a família a passar dois anos utilizando lampião e fogão à lenha. Quando o caso foi levado ao conhecimento dos técnicos da Cocel o casal recebeu todas as orientações necessárias, possibilitando que as autorizações que faltavam fossem obtidas e a tão esperada energia elétrica fosse instalada.

Família em frente de casa em bateias ao lado do poste da cocel campo largo

Lampião e fogão à lenha

Marcia e Marcos, trabalhadores autônomos, construíram sua nova casa no terreno da família em Bateias para que não precisassem mais pagar aluguel. O sonho da casa própria quase virou pesadelo devido ao longo período sem energia elétrica. “Sabemos que algumas pessoas passam a vida toda sem energia, mas no nosso caso já estávamos acostumados com os equipamentos elétricos e tivemos que aprender a viver sem” – conta Marcos. Para ele, a maior dificuldade de ficar sem energia era ver seus filhos tendo que estudar com dificuldade, além do perigo da grande escuridão à noite numa propriedade sem vizinhos próximos. “Tínhamos que sair com lampião para ver se tinha alguma pessoa ou animal rondando a casa” – completa.

Com idades entre 10 e 4 anos os filhos do casal estudavam à luz de velas. Assistir desenhos animados na televisão, algo tão comum para a maioria, não fazia parte da rotina das crianças. A água para o banho era esquentada no fogão à lenha, e não havia geladeira para armazenar alimentos. “Muita gente não dá valor a essas coisas até ficar sem” – lembra o pai de família.

Energia trouxe mais segurança e qualidade de vida

Em agosto foi executada a obra para instalação da rede de distribuição e a energia elétrica foi ligada na residência de Marcia, Marcos e seus três filhos. Extremamente felizes com o apoio que receberam da Cocel para resolver todos os entraves que impediam a ligação da energia, o casal conta que agora seus filhos vivem com mais conforto e segurança. Já foram instaladas tomadas e lâmpadas na casa e a família ganhou seu primeiro eletrodoméstico – uma televisão. Marcos planeja instalar o chuveiro em breve, assim que tiver condições para adquirir o equipamento.

O lampião permanece em local de destaque na sala, ao lado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, mas agora como uma lembrança de um tempo difícil que já passou.

lampião e imagem de nossa senhora aparecida de casa de família em bateias campo largo pr

12/09/2018