buy zolpidem online Davenport buy ambien purchase zolpidem Lakeland

ambien cr 12.5 coupons zolpidem no prescription what happens if you crush up ambien

sleep architecture ambien buy ambien how much does ambien prescription cost

tramadol paracetamol gotas tramadol cheap drug interactions tramadol and lexapro

blande kokain og valium diazepam 5mg buy valium online Hialeah

delerium - silence (ambient music) mp3 download order ambien why does ambien make me sick

can i take tramadol with norco tramadol overnight shipping prolonged tramadol use

valium and multiple sclerosis diazepam 5mg is old valium dangerous

sleepy does xanax make you generic xanax mushrooms xanax combo

tramadol and xanax drug interactions tramadol no prescription how much tramadol can i take at once

COCEL atinge a marca de 50 mil unidades consumidoras atendidas

Energia - 12/09/2018 às 7h56

Ligação “50 mil” mostra como a energia elétrica muda a vida das famílias

Em 2018 a Companhia Campolarguense de Energia – Cocel alcançou duas importantes marcas: 50 anos de atividades e 50 mil unidades consumidoras atendidas. A ligação número “50 mil”, feita no mês de agosto, é um grande exemplo de como a energia elétrica pode mudar a vida das famílias. O casal Marcia Ferreira Pereira e Marcos Biernaski mora em Bateias com seus três filhos e por mais de dois anos viveram sem energia elétrica. Numa época em que equipamentos eletrônicos fazem parte do cotidiano até de crianças pequenas, viver sem eletricidade é uma realidade muito difícil.

O imóvel onde Marcia e Marcos construíram sua nova casa tem a documentação regularizada e o casal obteve autorização da Prefeitura Municipal para ligar a energia. Porém, havia necessidade de extensão da rede de distribuição de energia e estas instalações passariam por terrenos vizinhos, de outros proprietários. Havia também a necessidade de autorização dos órgãos ambientais para o corte de algumas árvores. A dificuldade enfrentada pelo casal conseguir todas as autorizações necessárias levou a família a passar dois anos utilizando lampião e fogão à lenha. Quando o caso foi levado ao conhecimento dos técnicos da Cocel o casal recebeu todas as orientações necessárias, possibilitando que as autorizações que faltavam fossem obtidas e a tão esperada energia elétrica fosse instalada.

Família em frente de casa em bateias ao lado do poste da cocel campo largo

Lampião e fogão à lenha

Marcia e Marcos, trabalhadores autônomos, construíram sua nova casa no terreno da família em Bateias para que não precisassem mais pagar aluguel. O sonho da casa própria quase virou pesadelo devido ao longo período sem energia elétrica. “Sabemos que algumas pessoas passam a vida toda sem energia, mas no nosso caso já estávamos acostumados com os equipamentos elétricos e tivemos que aprender a viver sem” – conta Marcos. Para ele, a maior dificuldade de ficar sem energia era ver seus filhos tendo que estudar com dificuldade, além do perigo da grande escuridão à noite numa propriedade sem vizinhos próximos. “Tínhamos que sair com lampião para ver se tinha alguma pessoa ou animal rondando a casa” – completa.

Com idades entre 10 e 4 anos os filhos do casal estudavam à luz de velas. Assistir desenhos animados na televisão, algo tão comum para a maioria, não fazia parte da rotina das crianças. A água para o banho era esquentada no fogão à lenha, e não havia geladeira para armazenar alimentos. “Muita gente não dá valor a essas coisas até ficar sem” – lembra o pai de família.

Energia trouxe mais segurança e qualidade de vida

Em agosto foi executada a obra para instalação da rede de distribuição e a energia elétrica foi ligada na residência de Marcia, Marcos e seus três filhos. Extremamente felizes com o apoio que receberam da Cocel para resolver todos os entraves que impediam a ligação da energia, o casal conta que agora seus filhos vivem com mais conforto e segurança. Já foram instaladas tomadas e lâmpadas na casa e a família ganhou seu primeiro eletrodoméstico – uma televisão. Marcos planeja instalar o chuveiro em breve, assim que tiver condições para adquirir o equipamento.

O lampião permanece em local de destaque na sala, ao lado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, mas agora como uma lembrança de um tempo difícil que já passou.

lampião e imagem de nossa senhora aparecida de casa de família em bateias campo largo pr

12/09/2018

Seu navegador está desatualizado!

Atualize seu navegador para ver este site corretamente.Atualizar meu navegador agora

×