Cocel finaliza primeira etapa da maior ação de melhoria na iluminação pública já realizada em Campo Largo

Iluminação Pública - 19/09/2018 às 3h02

Substituição de luminárias tradicionais por modelos led já contemplou mais de 30 km de vias do anel central.

A iluminação pública de Campo Largo está se tornando referência em todo o país pela eficiência que está sendo obtida. A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel finalizou a primeira etapa do projeto que consiste na substituição das luminárias tradicionais por modelos led – que têm melhor luminosidade e são mais econômicas. Entre março e setembro, 767 novas luminárias foram instaladas – mais de 30 quilômetros de vias do anel central já contam com iluminação eficiente. Nas próximas etapas a iluminação em led deve ser instalada nas principais vias de acesso aos bairros mais populosos.

O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, ressalta que o resultado deste projeto foi ainda melhor que o esperado devido ao sucesso da licitação para aquisição dos novos equipamentos, que teve grande deságio no valor de abertura. “Conseguimos reduzir de forma significativa o valor pago nas novas luminárias em relação ao orçamento original, o que possibilitou que esta primeira etapa fosse ampliada de 640 para 767 luminárias substituídas” – explica Chemin. Para o diretor, investimentos que proporcionem benefícios a todos os campo-larguenses são prioridade para a Cocel. “Optamos em realizar um Projeto de Eficiência Energética com resultados que serão percebidos por toda a comunidade por muitos anos. Investimentos na modernização da iluminação pública e nos demais equipamentos da rede de distribuição de energia para proporcionar cada vez mais qualidade no serviço prestado à população são o foco da Companhia” – completa Chemin.

A economia das novas lâmpadas de led em relação às convencionais é de 51,72% – o que equivale a aproximadamente R$ 365,00 economizados por ano para cada luminária substituída. Os novos equipamentos proporcionam ainda maior luminosidade e melhor percepção das cores, possibilitando que o espaço público seja mais bem aproveitado e contribuindo para a segurança.

Esta primeira etapa foi realizada através do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulamentado e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Como determina a legislação o projeto da Cocel precisou ser apresentado à agência reguladora para aprovação. A apresentação foi feita em 2017 e a Companhia obteve aprovação para execução poucos meses depois.

A responsável pelo PEE da Cocel, Schirlei Cequinel Kotovicz, ressalta que a modernização da iluminação pública traz benefícios a toda comunidade. “O uso desta nova tecnologia é um grande avanço. A iluminação mais eficiente reduz um custo que é pago pelos contribuintes, trazendo benefícios para todos. Pouquíssimos municípios em todo o país conseguiram executar um Projeto de Eficiência Energética de forma tão intensiva como Campo Largo” – explica Kotovicz.

imagem aérea de campo largo destacando a iluminação em led finalizada pela cocel

Mais 2.200 luminárias serão substituídas nos próximos meses

As próximas etapas da maior ação de melhoria na iluminação pública já realizada no município serão realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Largo. O processo de aquisição de 2.200 luminárias led já está em andamento e as novas substituições devem iniciar ainda este ano.

Quando a instalação destas novas luminárias for finalizada a economia chegará a cerca de R$ 725 mil ao ano – valor que poderá ser investido na ampliação do projeto e em outras melhorias na iluminação pública. O diretor técnico da Cocel, Carlos Conrado Krzyzanovski, explica que diversos estudos são realizados para definição sobre quais vias serão contempladas. “Quanto maior o trânsito de veículos e pedestres maior será a prioridade. Instalamos diferentes modelos de luminárias led em alguns bairros para testarmos qual equipamento é o mais adequado para cada tipo de rua, para garantir a máxima eficiência com as substituições” – explica Krzyzanovski.

imagem aérea de campo largo destacando a iluminação em led finalizada pela cocel

19/09/2018