Grupo Folclórico Polonês Wiosna recebe apoio da COCEL

Comunidade - 26/09/2018 às 1h01

Parte do ICMS que seria pago pela Companhia ao Governo do Estado será destinado a projetos culturais.

A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel firmou parceria com um dos grupos folclóricos mais atuantes do município – o Grupo Wiosna. Parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que seria pago pela Companhia ao Governo do Estado será destinado ao projeto cultural “Resgate e Manutenção da Cultura Polonesa” do Grupo Wiosna através do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE).

Grupo Folclórico Polonês Wiosna rece apoio da companhia campolarguense de energia cocel

O empresário Walter Kucarz, idealizador do projeto, conta que o recurso recebido será destinado à aquisição dos trajes típicos poloneses utilizados pelos integrantes do Grupo Wiosna nas apresentações. Tendo como sede o Clube Cultural Campo Largo (Clube Polonês), o grupo busca cultivar as tradições polonesas através da arte da dança, valorizando a imigração e mostrando para a comunidade o rico teor cultural que o folclore proporciona. Fundado há 22 anos, o Grupo Wiosna já realizou centenas de apresentações em Campo Largo e outros municípios. Atualmente o grupo conta com 45 integrantes – jovens e crianças na maioria, além de dezenas de famílias envolvidas.

Kucarz ressalta que a socialização das crianças e jovens é um dos principais benefícios proporcionados pelo Grupo Wiosna. “Famílias inteiras se envolvem nas atividades do grupo, as crianças aprendem sobre a cultura para poder explicar ao público o significado das roupas, das danças, de cada detalhe das apresentações”, conta Kucarz – que há doze anos se envolve com as atividades do grupo.

Os ensaios do Grupo Wiosna – que em polonês significa “primavera” – são realizados sempre às terças-feiras, às 19h, no Clube Cultural Campo Largo (Clube Polonês). Quem tiver interesse em participar pode comparecer a um dos ensaios e não é necessário ter ascendência polonesa para ser membro do grupo.

Grupo Folclórico Polonês Wiosna rece apoio da companhia campolarguense de energia cocel

Mais cultura para Campo Largo

Outros projetos que fomentam a cultura no município serão apoiados pela Cocel através do incentivo fiscal, via PROFICE – todo o investimento é realizado com abatimento de imposto. Os projetos aptos a receber os recursos são selecionados pelo Governo do Estado conforme edital específico.

O Festival de Teatro de Campo Largo, que deve ser realizado no primeiro semestre de 2019, é um dos projetos que será patrocinado pela Companhia Campolarguense.

26/09/2018