Cocel dedica semana à saúde e segurança

Segurança - 16/11/2018 às 7h50

Prevenção de acidentes e cuidados com a saúde em pauta.

Na última semana os colaboradores da Cocel participaram de palestras e atividades relacionadas à prevenção de acidentes, promoção da saúde e qualidade de vida. A 22ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT da Companhia ressaltou a importância da boa comunicação e da integração das equipes para a formação de ambiente de trabalho saudável e seguro. A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, Cleuza Marcos da Silva, ressaltou no momento da abertura da SIPAT a importância de demonstrar que as pessoas ainda se importam umas com as outras – mesmo numa época em que tragédias tomam conta do noticiário.

O fisioterapeuta do SESI (Serviço Social da Indústria) Rodney Wenke em sua palestra destacou a importância da prática regular de exercícios físicos para a saúde e qualidade de vida. Ele explicou que os “atletas de fim de semana”, que durante o restante da semana não realizam qualquer exercício, têm poucos benefícios para a saúde e correm grandes riscos de lesões. Para que possa ser considerado um exercício que traz benefícios, a prática de atividade física deve ser orientada, planejada e ritmada. Direção defensiva e a nova legislação de trânsito foram o tema da palestra proferida por Elaine Aparecida Slompo, diretora de ensino da autoescola Direção. Apesar do trabalho de grande parte dos colaboradores da Cocel ser de alto risco por envolver eletricidade em tensões altíssimas, o trânsito é um dos maiores motivos de preocupação.

A especialista em Recursos Humanos do SESI, Melany Camargo, enfatizou a importância da comunicação entre os colaboradores. De acordo com a especialista, manter uma boa comunicação é importante para a saúde mental e física de todos – um ambiente estressante reduz a atenção nas tarefas e prejudica a produtividade. Opinião compartilhada pela presidente da CIPA: “um bom relacionamento pode ajudar no processo de trabalho, passamos mais tempo com nossos colegas que com a própria família” – completa Cleuza.

foto de todos os colaboradores da cocel na abertura da sipat 2018

Procedimentos ajudam a minimizar risco de acidentes

Em 2018 a Cocel instituiu os “Procedimentos Operacionais Padrão” – “POPs” para todas as atividades. Entre agosto e setembro todos os eletricistas participaram dos treinamentos sobre os novos procedimentos, que têm o objetivo de garantir atendimento padronizado, ágil e seguro. A gerente de Recursos Humanos da Companhia, Leila Adriana Netzel, conta que os “POPs” foram um grande avanço, possibilitando que as atividades sejam realizadas de forma mais rápida, segura e proporcionando mais qualidade no atendimento aos consumidores. “A padronização dos trabalhos evita improvisações que podem levar a acidentes”, destaca Leila.

banner da sipat 2018 da cocel

 

16/11/2018