Maio terá bandeira tarifária amarela

Bandeiras Tarifárias - 26/04/2019 às 8h36

A bandeira tarifária amarela estará em vigor no mês de maio, representando um acréscimo de R$ 0,015 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido – já incluindo os impostos. Após cinco meses consecutivos com bandeira verde (sem cobrança adicional) o aumento do risco hidrológico levou a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL a acionar a bandeira amarela, que representa condições menos favoráveis à geração de energia.

Conforme divulgado pela ANEEL, maio é o mês de início do período seco nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Risco hidrológico e preço da energia são as duas variáveis que determinam qual bandeira será acionada.

O Sistema de Bandeiras Tarifárias é totalmente regulamentado pela ANEEL e é válido para todos os estados que fazem parte do SIN. As distribuidoras de energia não possuem qualquer gerenciamento sobre o Sistema de Bandeiras Tarifárias – todo o valor arrecadado é repassado ao Ministério de Minas e Energia, através da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Saiba mais sobre o sistema de bandeiras tarifárias clicando aqui.

26/04/2019