Começa a instalação de luminárias led nos bairros

Iluminação Pública - 08/05/2019 às 2h58

Economia no consumo de energia viabiliza a ampliação do projeto, mais de 1700 novas luminárias já foram instaladas.

Nesta semana a Companhia Campolarguense de Energia – Cocel iniciou a substituição de luminárias tradicionais por modelos led nos bairros Abranches Guimarães (Popular Velha) e Joaquim Celestino Ferreira (Popular Velha). As novas luminárias eficientes já estão presentes em toda a área central. A economia obtida com a redução do consumo de energia possibilitou a ampliação deste projeto que agora chega aos bairros. Mais de 1700 novas luminárias já foram instaladas, tornando Campo Largo referência em iluminação pública no país. Partênope, Vila Operária, Vila Otto e Vila Solene serão os próximos bairros a receber melhorias na iluminação, além das Avenidas Alcebíades Affonso Guimarães e Bom Jesus – vias de acesso a diversos bairros.

As luminárias led iluminam mais, têm melhor reprodução das cores e consomem até 70% menos energia que os modelos tradicionais. A iluminação pública mais eficiente contribui ainda para segurança da população e valorização do espaço público. “A mudança na iluminação é realizada de acordo com critérios técnicos, de acordo com o projeto que visa garantir que as novas luminárias proporcionem o máximo de eficiência. Depois do centro, os bairros mais próximos serão contemplados até que toda a área urbana tenha iluminação eficiente” – informa o presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin.

A primeira etapa de substituições iniciou em 2017 como parte Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Foram instaladas 774 novas luminárias, resultando na economia mensal de 62.000 kWh (quilowatts hora). A segunda etapa está sendo realizada com recursos da Prefeitura Municipal de Campo Largo.

08/05/2019