Balão quase causa tragédia no Ouro Verde

Segurança - 09/07/2019 às 2h26

No final da tarde de domingo (07/07) um balão atingiu uma linha de transmissão de energia localizada nas proximidades da Rua Caetano Munhoz da Rocha, bairro Ouro Verde. Por pouco não ocorreu uma tragédia no local, pois se os danos à linha de transmissão fossem maiores o fornecimento de energia de diversos municípios seria interrompido. Havia ainda o risco de incêndio, agravado por se tratar de área intensamente arborizada e residencial. Soltar balões artesanais e não tripulados é considerado crime ambiental com pena prevista de 1 a 3 anos de detenção e multa.

As equipes de atendimento a emergências da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel fizeram o atendimento inicial e em seguida as equipes da Copel Transmissão – responsável por aquela rede – foram acionadas. O técnico de segurança da Cocel, Sidnei Marques de Jesus, ressalta que os balões podem causar grandes danos às redes de distribuição e transmissão de energia, que podem causar incêndios e riscos ao tráfego aéreo.

A prática de soltar balões é ilegal Conforme o artigo 42 da Lei 9.605, “Dos crimes contra a flora. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formar de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano: Pena – detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente”. Denúncias podem ser feitas por telefone, número 190.

Balão ficou pendurado na linha de transmissão

09/07/2019