Aldeia São José e Associação Erceana recebem apoio da COCEL

Ação Social - 10/07/2019 às 9h37

Associações foram selecionadas através de Chamamento Público do Programa de Apoio a Projetos Sociais da Companhia

Na quinta-feira (04) a diretoria da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel assinou os primeiros Termos de Cooperação com as entidades selecionadas para participar do Programa de Apoio a Projetos Sociais. Associação Aldeia São José e Associação Erceana Campolarguense (mantenedora da Erce) foram as primeiras contempladas e terão desconto na fatura de energia elétrica. A Cocel realizou Chamamento Público e um total de nove projetos sociais receberá apoio.

O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, conta que os projetos selecionados são de extrema relevância para o município e atenderam uma série de exigências previstas no edital do Chamamento Público. “Faz parte da missão da Cocel contribuir com o desenvolvimento de Campo Largo, e os projetos que serão apoiados cumprem um papel de grande importância para a construção de uma comunidade melhor”, resume Chemin. ERCE e Aldeia São José já têm convênio com a Cocel para recebimento de doações através da fatura de energia há vários anos – as contribuições recebidas pela fatura da Cocel são repassadas integralmente às instituições.

Para a presidente da Associação Aldeia São José, Terezinha Filla Piotto, “o apoio da Cocel vai fazer muita diferença”. Crianças em situação de risco são acolhidas pela Associação, onde são acompanhados 24 horas por dia por cuidadoras e recebem educação, alimentação e assistência psicológica. A diretora da ERCE, Mônica Ferreira de Souza Rivabem, também afirma que o desconto na fatura de energia será de grande valia. A ERCE é referência em educação especial no município desde 1970 e atualmente atende 160 alunos – entre crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento.

Representantes da Associação Erceana e da Aldeia São José assinaram o Termo de Cooperação

Aldeia São José acolhe crianças em situação de risco

Desde que foi fundada, em 1993 por Agnes Frangi, a Aldeia São José já acolheu 680 crianças e adolescentes em situação de risco. Atualmente são vinte crianças acolhidas, com idades que vão de nove meses a dezessete anos. O encaminhamento é realizado através do Conselho Tutelar, as crianças permanecem na Aldeia até a definição se voltam para suas famílias ou são encaminhadas para adoção – o que pode levar anos. Grande parte destas crianças viveram histórias tão tristes no cerne de suas próprias famílias que somente quando são acolhidas na Aldeia conhecem o significado de cuidado, respeito, carinho e educação.

Bernadete Kühl, assistente social da Aldeia há quatorze anos, já acompanhou muitos “finais felizes” para as crianças que são acolhidas. “Nossa maior alegria é ver quando as crianças vão para a adoção e encontram uma família que dá todo o amor que eles precisam e também quando encontramos crianças que já foram acolhidas na Aldeia e hoje são profissionais de sucesso”, conta Kühl. A assistente social se emociona quando fala do carinho que tem pelas crianças acolhidas na Aldeia e que passam grande parte de suas vidas lá, onde recebem toda a atenção.

Aldeia São José acolhe crianças em situação de risco

ERCE oferece educação de qualidade a 160 crianças, jovens e adultos com necessidades especiais

A ERCE – Escola Campo Largo de Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial é referência na educação de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. Oferta ainda atendimentos complementares em psicologia, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, enfermagem e atendimento médico (como psiquiatria e neuropediatria). Os serviços são inteiramente gratuitos.

As necessidades e dificuldades de cada aluno variam, assim como a idade – que vai de zero a 63 anos. A ERCE proporciona para cada aluno a educação e a atenção necessárias, contribuindo com o desenvolvimento intelectual e motor de cada um.

ERCE é referência em educação especial

Alunos com idades de 3 a 63 anos frequentam a escola

Parte do lucro da Cocel será destinada aos projetos sociais

Uma parcela do lucro da Cocel será destinada aos projetos sociais, conforme prevê o Estatuto Social da Companhia. Além da Aldeia São José e Erce, a Instituição Movimento Recriança também receberá desconto na fatura de energia por doze meses. Os seguintes projetos receberão patrocínio direto:

  • Projeto “Inclusão social para pessoas com deficiência através do esporte” (Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo);
  • Projeto “Controle populacional de cães e gatos pelo método de esterilização cirúrgica” (Associação Protetora dos Animais de Campo Largo);
  • Projeto “Cocel a energia do esporte” (Clovis Luiz Cipriano Junior);
  • Projeto “Gerar Esquenta – preparar o jovem e efetivar oportunidades” (GERAR – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional);
  • Projeto “Fazendo Arte” (Tanielton Lopes Pereira);
  • Projeto “Futebol Formando Cidadão” (Associação Águias da Bola).

10/07/2019