Cocel dá dicas de segurança para as férias

Segurança - 16/07/2019 às 5h27

Crianças em casa e dias mais frios requerem cuidados extras para evitar acidentes com energia.

Utilizar a energia elétrica com segurança e responsabilidade pode evitar graves acidentes e também evitar sustos com o consumo de energia. A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel dá algumas dicas para o período das férias escolares de inverno, mas que valem para o ano todo.

Não deixar tomadas e fios expostos.

Em casas com crianças pequenas, o ideal é cobrir as tomadas que não estejam sendo utilizadas e não deixar fios e extensões expostos. A dica vale para todas as áreas que as crianças frequentam, como áreas comuns de condomínios.

Pipa, só longe da rede elétrica e nunca com cerol.

Antes de empinar uma pipa é importante verificar se não há rede de energia próxima. Caso a pipa enrosque em postes ou antenas, nunca tentar resgatar arremessando objetos na rede ou com qualquer outro utensílio. O cerol (ou “linha chilena”) aumenta o risco de danos à rede, o risco de choque elétrico, o risco de acidentes e ainda pode causar falta de energia.

Atenção com árvores próximas da rede elétrica.

Não subir ou apanhar frutas em árvores que estejam próximas da rede elétrica.

 Se viajar, desligue os equipamentos das tomadas.

Além de não desperdiçar energia, este cuidado pode evitar acidentes – pois os equipamentos podem entrar em curto-circuito caso haja alguma alteração na rede elétrica (em caso de raios, por exemplo).

Mudar temperatura do chuveiro com equipamento desligado.

O chuveiro é um equipamento elétrico de alta potência e só deve ser manuseado quando estiver desligado. Estar descalço e molhado aumenta a gravidade do acidente em caso de choque elétrico.

Aquecedores devem ser mantidos longe das crianças.

Aquecedores e lareiras devem ser mantidos fora do alcance de crianças, animais e de materiais que propagam fogo com facilidade – como cortinas e carpetes. Nunca sair de casa e deixar estes equipamentos ligados/ acesos.

Manter instalações e equipamentos em bom estado.

É preciso estar atento às condições das instalações elétricas, optando sempre por serviços de profissionais habilitados. Equipamentos danificados, com fiação quebrada, não devem ser utilizados. Nos dias mais frios é comum o aumento no uso de equipamentos de grande potência, como aquecedores, secadoras e chuveiros com água mais quente – o que aumenta a chance de sobrecarga nas instalações e de aumento na conta de luz.

Não sobrecarregue as instalações.

Evite ligar diversos equipamentos em uma única tomada. Sobrecargas podem causar o desligamento de disjuntores (que são equipamentos de proteção) e o aquecimento da fiação – que por sua vez leva ao desperdício de energia e ao risco de curtos-circuitos. Curtos-circuitos podem causar danos em equipamentos, nas instalações elétricas, choques e incêndios.

Quanto maior a potência do equipamento, maior o consumo de energia.

É preciso ficar atento à potência de cada equipamento antes de adquirir ou utilizar – quando maior a potência (medida em watts), maior o consumo de energia. Para saber quanta energia cada equipamento consome no mês a conta é simples:

Potência (W) x horas utilizadas no dia x dias utilizados no mês / 1000 =

consumo mensal (em kWh)

Por exemplo, se uma família utiliza um aquecedor com 3000 W de potência, 3 horas por dia, 15 dias no mês, o cálculo do consumo será: 3000 x 3 x 15 / 1000 = 135

O aumento de consumo desta família devido ao uso do aquecedor será de 135 kWh no mês (que equivale a aproximadamente R$ 120,00). É importante ressaltar que o consumo pode variar de acordo com as condições de uso do equipamento e das instalações elétricas.

 

*Fotos ilustrativas retiradas da internet.

 

16/07/19