COCEL firma parceria com a Associação Protetora dos Animais para realização de castrações

Ação Social - 17/07/2019 às 6h18

Projeto foi selecionado através de Chamamento Público.

A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel e a Associação Protetora dos Animais de Campo Largo assinaram Termos de Cooperação para realização de projeto voltado ao controle populacional de cães e gatos pelo método de esterilização cirúrgica. Com o apoio da Cocel serão realizadas até 180 castrações de cães e gatos abandonados ou de proprietários carentes. Esta ação faz parte do Programa de Apoio a Projetos Sociais da Cocel – no total serão nove projetos apoiados pela Companhia, selecionados através de Chamamento Público.

Além de contribuir para o bem estar animal reduzindo o risco de abandono e de maus tratos, o projeto também tem o objetivo de promover o controle de surtos e focos de doenças de animais e reduzir o número de acidentes envolvendo animais de rua – como atropelamentos e mordidas, contribuindo para a segurança da população e dos animais. O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, lembra que o maior número de acidentes envolvendo funcionários da Companhia é relacionado a ataque de cães – foram mais de 30 nos últimos três anos. “O abandono de animais é um ato de crueldade e com graves consequências para a saúde e segurança públicas. Apoiando este projeto da Associação Protetora entendemos que contribuímos para o bem estar animal e para o bem estar de toda a população”, completa Chemin.

José Arlindo Lemos Chemin e Luiz Antonio Mores

A Associação Protetora dos Animais de Campo Largo é uma entidade sem fins lucrativos, mantida com o trabalho e as contribuições de inúmeros voluntários. As campanhas de adoção e de posse responsável são os principais focos de atuação da entidade, assim como o desenvolvimento de programas para a castração de animais de rua e combate aos maus tratos. Luiz Antonio Mores, presidente da Associação, conta que milhares de animais já foram adotados e socorridos em quase vinte anos de atuação da Protetora. “O apoio da Cocel para a realização das castrações é de grande importância e esperamos que incentive outras empresas a colaborar com ações voltadas ao bem estar animal que refletem no bem estar de toda a comunidade”, resume Mores.

Castrar animais é ato de responsabilidade

A castração é considerada a forma mais eficaz de controle populacional de cães e gatos e é recomendada por protetores de animais e veterinários. A esterilização cirúrgica previne possíveis doenças e contribui para a redução de ninhadas que frequentemente acabam abandonadas e sofrendo maus tratos. A médica veterinária Patrícia Kosinski explica que “a castração em cães e gatos, além do controle populacional, é uma forma de prevenir algumas doenças em fêmeas como infecção uterina, tumores de mama, cistos ovarianos e em machos pode prevenir tumores de próstata”. A médica veterinária aconselha que a castração seja realizada em animais a partir de seis a oito meses de idade.

Médica veterinária Patrícia Kosinski recomenda a castração também para prevenir doenças

 Doações à Protetora podem ser realizadas através da fatura da Cocel

Quem quiser contribuir para o trabalho da Associação Protetora dos Animais de Campo Largo pode autorizar uma doação mensal através da fatura da Cocel. Os valores são integralmente repassados à Associação. O titular da unidade consumidora de energia pode autorizar a doação através de um destes canais:

  • Aplicativo Cocel Mobile;
  • E-mail para atendimento@cocel.com.br;
  • Agência Virtual, disponível no site www.cocel.com.br;
  • Ligação gratuita para 0800-7262121;
  • Pessoalmente na sede da Cocel (Rua Rui Barbosa, 520 – Centro).

O cancelamento da doação pode ser solicitado a qualquer momento, por qualquer um dos canais.

Parte do lucro da Cocel será destinada aos projetos sociais

Uma parcela do lucro da Cocel será destinada aos projetos sociais, conforme prevê o Estatuto Social da Companhia. Associação Aldeia São José, Associação Erceana Campolarguense e Instituição Movimento Recriança receberão desconto na fatura de energia por doze meses. Os seguintes projetos receberão patrocínio direto:

  • Projeto “Inclusão social para pessoas com deficiência através do esporte” (Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo);
  • Projeto “Controle populacional de cães e gatos pelo método de esterilização cirúrgica” (Associação Protetora dos Animais de Campo Largo);
  • Projeto “Cocel a energia do esporte” (Clovis Luiz Cipriano Junior);
  • Projeto “Gerar Esquenta – preparar o jovem e efetivar oportunidades” (GERAR – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional);
  • Projeto “Fazendo Arte” (Tanielton Lopes Pereira);
  • Projeto “Futebol Formando Cidadão” (Associação Águias da Bola).

16/07/2019