Grupo Folclórico Wiosna estreia na Semana Polonesa novo figurino adquirido com apoio da COCEL

Ação Social - 07/08/2019 às 1h38

Parte do ICMS que seria pago pela Companhia ao Governo do Estado foi destinado ao projeto cultural.

Na terça-feira (06) os integrantes do Grupo Folclórico Polonês Wiosna realizaram uma apresentação especial no Clube Cultural Campo Largo (Clube Polonês). Os novos trajes típicos foram utilizados pela primeira vez, trazendo ainda mais cultura e beleza à programação da “Semana Polonesa”. O novo figurino foi adquirido com apoio da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel, através do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE). Parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que seria pago pela Companhia ao Governo do Estado foi destinado ao projeto cultural “Resgate e Manutenção da Cultura Polonesa”, possibilitando a aquisição das novas vestimentas utilizadas em apresentações.

O Grupo Wiosna busca cultivar as tradições polonesas através da arte da dança, valorizando a imigração e mostrando para a comunidade o rico teor cultural que o folclore proporciona. Fundado há 23 anos, o Grupo Wiosna já realizou centenas de apresentações em Campo Largo e outros municípios. Atualmente o grupo conta com mais de cem integrantes – jovens e crianças na maioria, além de dezenas de famílias envolvidas. O empresário Walter Kucarz, membro do Grupo Wiosna e idealizador do projeto, ressaltou que “sempre foi um sonho para o Grupo adquirir os trajes especiais”, e que “foi muito importante conseguir a parceria com a Cocel”. Com o apoio da Companhia Campolarguense foram adquiridos dois modelos de trajes: o “lowicz” – utilizado pelos jovens, original da região central da Polônia, nas proximidades de Varsóvia; e o “kaszuby” – utilizado pelas crianças e original do norte da Polônia, da região do Mar Báltico.

A socialização das crianças e jovens é um dos principais benefícios proporcionados pelo Grupo Wiosna. “Famílias inteiras se envolvem nas atividades do grupo, as crianças aprendem sobre a cultura para poder explicar ao público o significado das roupas, das danças, de cada detalhe das apresentações”, conta Kucarz. Os ensaios do Grupo Wiosna – que em polonês significa “primavera” – são realizados sempre às terças-feiras, às 19h, no Clube Polonês. Quem tiver interesse em participar pode comparecer a um dos ensaios e não é necessário ter ascendência polonesa para ser membro do grupo.

O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, conta que diversos projetos vêm sendo apoiados pela Companhia através de incentivo fiscal e também através do Programa de Apoio a Projetos Sociais da Cocel. “Com o PROFICE conseguimos fazer com que o imposto pago pelo campo-larguense seja reinvestido no município, faz parte da missão da Companhia apoiar projetos que contribuam com a cultura e com o desenvolvimento de Campo Largo” – destaca Chemin. O Festival de Teatro de Campo Largo é mais um dos projetos que será realizado ainda em 2019 com o apoio da Cocel .

07/08/19