Instituição Movimento Recriança recebe apoio da Cocel

Ação Social - 14/08/2019 às 6h49

Projeto realizado em Bateias foi selecionado através de Chamamento Público.

Fortalecer vínculos, prevenir ocorrências de situações de vulnerabilidade e risco social, formar crianças para participação, cidadania, protagonismo e autonomia são os principais objetivos das atividades desenvolvidas pela Instituição Movimento Recriança. Com sede em Bateias, a Instituição atende cerca de 50 crianças de 6 a 12 anos – moradoras da região e alunos da rede municipal de ensino. Em 2019 o Recriança conseguiu um apoio muito significativo: da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel. O projeto foi selecionado através de Chamamento Público do Programa de Apoio a Projetos Sociais da Cocel e receberá desconto na fatura por 12 meses.

Crianças participam do projeto todos os sábados.

Todos os sábados as crianças participam de atividades pautadas em experiências lúdicas, de cultura, lazer, sociabilidade, interação e proteção. As atividades e a alimentação são oferecidas sem custo algum às crianças inscritas no projeto, que sobrevive com doações e a renda obtida com a realização de bazares e eventos beneficentes. Regina Ferreira, presidente e uma das fundadoras do Movimento Recriança, conta que o apoio recebido da Cocel é de extrema importância, pois possibilita que os valores que seriam destinados ao pagamento da fatura de energia sejam utilizados nas atividades realizadas e na alimentação das crianças.

Atividades reforçam vínculos e contribuem com a socialização das crianças.

A instituição iniciou suas atividades em 1993 em um espaço cedido pela paróquia local. Atualmente conta com sede própria e o trabalho realizado tornou o Movimento Recriança referência no desenvolvimento de ações que reduzem o risco de exclusão social. Ferreira ressalta que as crianças que frequentam o Recriança “são como seus filhos”, e que sempre busca transmitir a mensagem de que é possível alcançar os sonhos. As atividades de cada sábado são programadas com antecedência, buscando estimular e desenvolver a criatividade e a socialização. Informática, desenho, pintura, leitura com empréstimo de livros, esportes e também brincadeiras são algumas das ações realizadas.

Todos os sábados as crianças participam das atividades.

Parte do lucro da Cocel é destinada aos projetos sociais

O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, destaca que é muito importante para a Companhia contribuir com projetos que são de grande relevância para o município. “Através do Chamamento Público a Cocel selecionou excelentes projetos, realizados por pessoas e instituições idôneas, que desenvolvem ações que contribuem para a construção de uma sociedade melhor”, completa Chemin.

Regina Ferreira, presidente do Instituto Movimento Recriança, e José Arlindo Lemos Chemin, presidente da Cocel

Uma parcela do lucro da Cocel será destinada aos projetos sociais, conforme prevê o Estatuto Social da Companhia. Associação Aldeia São José, Associação Erceana Campolarguense e Instituição Movimento Recriança receberão desconto na fatura de energia por doze meses. Os seguintes projetos receberão patrocínio direto:

  • Projeto “Inclusão social para pessoas com deficiência através do esporte” (Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo);
  • Projeto “Controle populacional de cães e gatos pelo método de esterilização cirúrgica” (Associação Protetora dos Animais de Campo Largo);
  • Projeto “Cocel a energia do esporte” (Clovis Luiz Cipriano Junior);
  • Projeto “Gerar Esquenta – preparar o jovem e efetivar oportunidades” (GERAR – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional);
  • Projeto “Fazendo Arte” (Tanielton Lopes Pereira);
  • Projeto “Futebol Formando Cidadão” (Associação Águias da Bola).

14/08/19