CIPA realiza ações voltadas à prevenção do câncer de mama

Comunidade - 23/10/2019 às 9h27

O câncer de mama representa em torno de 25% de todos os cânceres que afetam as mulheres, sendo que quase 60 mil novos casos são estimados para o Brasil em 2019. Os dados alarmantes são do Instituto Nacional de Câncer – INCA, que nos últimos anos vem trabalhando intensamente em campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Na Companhia Campolarguense de Energia – Cocel o tema foi abordado durante uma palestra com a fisioterapeuta Débora de Lima, que há cinco anos recebeu o diagnóstico de câncer de mama e compartilhou sua experiência com as colaboradoras da Companhia.

Durante o encontro, promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Débora contou como o câncer mudou sua vida. O primeiro indício da doença foi percebido no autoexame, aos 24 anos de idade. Como não tinha o hábito de realizar periodicamente o autoexame, quando o  nódulo foi percebido já estava em grau avançado. Hoje ela está curada, mas o monitoramento é contínuo. Após o diagnóstico, Débora conta que a notícia mais difícil de ouvir – muito mais que perder os cabelos – foi saber que não poderia ter filhos, pois os hormônios da gestação poderiam contribuir para o retorno da doença. Débora reforçou a importância da prevenção, dos cuidados com a saúde e da realização de exames periódicos.

Juliana Felix da Silva, da CIPA, destaca que o objetivo da Comissão é influenciar todas as mulheres a se cuidarem mais, a prevenir a doença. “Ouvindo o relato de alguém de enfrentou o problema todas ficaram mais sensibilizadas, envolveram-se com o tema e têm um motivo a mais para se prevenirem” – resume Juliana. Além da palestra realizada na última sexta-feira (18), durante todo o mês a CIPA vem realizando ações relacionadas ao “Outubro Rosa”, com a distribuição de informativos por e-mail e por aplicativos de mensagem.

Como parte das ações de prevenção ao câncer de mama, a Cocel apoiou o evento “50 tons de rosa” promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora da Acicla. Realizado na sede da Associação Comercial na sexta-feira (18), o evento contou com a participação do Grupo de Apoio Flor de Íris, do médico oncologista Marcos Winheski e diversas atividades voltadas à saúde das mulheres.

23/10/2019