Retrospectiva 2019 – “Gerar Esquenta” promoveu oficinas gratuitas de empregabilidade para jovens

Ação Social - 23/12/2019 às 4h35

Preparar o jovem e efetivar oportunidades é o objetivo principal do projeto “Gerar Esquenta”, realizado pelo Instituto GERAR – Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional com o apoio da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel. Foram promovidas oficinas gratuitas de empregabilidade para os jovens de Campo Largo, abordando técnicas de entrevistas, marketing pessoal, elaboração de currículos, entre outros temas. O projeto foi selecionado através de Chamamento Público do Programa de Apoio a Projetos Sociais da Cocel.

Alessandra Neumann, educadora social e superintendente do GERAR, ressalta que o a conquista de uma oportunidade no mercado formal de trabalho é um desafio imenso para os jovens em situação de maior vulnerabilidade. Além do número reduzido de vagas, a concorrência é enorme e a maioria está despreparada para entrevista. O Gerar Esquenta tem o objetivo de corrigir esta distorção e tornar mais igualitário o processo de seleção. “As oficinas proporcionam ‘um esquenta’ – como os jovens dizem – para as entrevistas, para que estejam mais preparados e com autoconfiança para concorrerem em igualdade de condições às vagas”, resume Neumann.

O GERAR atua há 16 anos como organização social desenvolvendo e implementando projetos de sustentabilidade social e ambiental através de ações educacionais. Entre diversos programas realizados pelo Instituto, o “Aprendiz Legal” é destaque – insere jovens no mercado de trabalho e cria oportunidades reais de qualificação. São diversos municípios atendidos em todo o país e sedes em municípios do Paraná e Santa Catarina.

“A parceria com uma instituição séria, reconhecida nacionalmente pela qualidade da metodologia aplicada e efetividade das ações é de extrema importância para o município, é a oportunidade de oferecer aos jovens uma oportunidade real de conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, destaca o diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin. Além do Gerar Esquenta, outros oito projetos receberam apoio da Companhia Campolarguense. “Foram selecionados projetos que estão fazendo a diferença na vida das pessoas, contribuindo para a formação profissional, de caráter, que realmente ajudam a construir uma cidade melhor”, completa Chemin.