3 mil pessoas assistiram teatro sobre uso eficiente da energia

Ação Social - 20/02/2015 às 8h09

A apresentação realizada no dia 06/12/14 no CEU – Meliane encerrou a temporada deste ano da peça “Família sem noção, só confusão!”. O teatro foi promovido pela Cocel, como parte do Programa de Eficiência Energética promovido em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. O público chegou a 3 mil expectadores, em 13 apresentações.

Com entrada gratuita e voltada a toda família, a peça levou um pouco de diversão e conhecimento a diversos bairros da cidade. A energia elétrica está presente no cotidiano de toda família, e muitas vezes essa energia é mal utilizada e desperdiçada. Adultos e crianças dos bairros Jd. Guarani, Bateias, Cercadinho, Rivabem, Ferraria, Dona Fina, Itaqui, Centro, Águas Claras, São Silvestre, Três Córregos, Bom Jesus e Jd. Meliane prestigiaram as apresentações. O apoio da Secretaria Municipal de Educação e da direção dos colégios onde as apresentações foram realizadas foi essencial para o sucesso do projeto. Para dar continuidade ao aprendizado, a Cocel distribuiu nas escolas cartilhas tratando do uso da energia com inteligência para que o assunto possa ser discutido também em sala de aula.

Com a “família sem noção” o público aprendeu como não desperdiçar energia, como prevenir acidentes e ainda o que fazer caso ocorra alguma interrupção. Os atores e o “Bonecocel” – mascote do Projeto, interagem com o público ressaltando a importância do cuidado ao ligar equipamentos e evitar o desperdício. Uma geladeira velha torna-se o centro da discórdia da família, quando todos percebem que o equipamento em mau estado consome muito mais energia do que deveria. Outras ações comuns, como ligar diversos equipamentos na mesma tomada ou secar roupa atrás da geladeira também podem causar desperdício de energia, além de risco às instalações da casa.

A troca de geladeiras antigas das famílias de baixa renda por modelos mais novos e econômicos faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cocel. Funcionários da Companhia visitaram em 2014 todas as famílias cadastradas com Tarifa Social, para identificar as condições dos equipamentos e definir quem terá a geladeira trocada. Durante estas visitas cada família recebeu até 3 lâmpadas fluorescentes para substituir os modelos incandescentes, já garantindo economia no consumo. Oito mil lâmpadas foram distribuídas. Em 2015 começa a substituição das geladeiras. Aproximadamente 400 geladeiras serão trocadas, e a escolha das famílias que serão beneficiadas segue os critérios técnicos da ANEEL – que também é responsável pela fiscalização.

Por lei, toda concessionária de energia deve destinar parte de seu lucro a programas que resultem na economia de energia – como a troca de equipamentos e ações educativas. E a maior parte desta verba deve ser destinada a programas voltados às famílias de baixa renda.

Bateias, 25/09/14

Bateias, 25/09/14

 

Ferraria, 11/10/14

Ferraria, 11/10/14

 

Ferraria, 11/10/14

Ferraria, 11/10/14

 

Jd. Meliane, 06/12/14

Jd. Meliane, 06/12/14