Desligamentos de energia programados são avisados por SMS

Energia - 20/02/2015 às 8h39

Cocel agenda interrupções para realização de obras na rede de distribuição

celularDesde outubro de 2014 os consumidores da Cocel são avisados sobre os desligamentos programados para seus endereços por mensagem de celular (sms). Para realização de algumas obras de melhoria ou ampliação na rede de distribuição é necessário interromper o fornecimento de energia, e nestes casos o desligamento é agendado com antecedência e divulgado aos consumidores. Atualmente esta divulgação é realizada através do site oficial da Companhia (www.cocel.com.br), de rádios e jornais locais. A utilização do sms faz com que esta informação atinja um público maior. “O consumidor saberá exatamente a data e o horário em que sua unidade consumidora ficará sem energia, poderá se preparar”, informa Eduardo Krzyzanovski, gerente da Divisão de Distribuição da Companhia. A mensagem é enviada apenas para os consumidores dos locais que ficarão sem energia.

O serviço é utilizado para avisar sobre os desligamentos agendados para realização de obras neste primeiro momento, e deve ser implantado também para informações sobre interrupções não programadas (quando ocorrem faltas de energia) e para desligamentos comerciais (suspensão por falta de pagamento). Para que a informação chegue efetivamente aos interessados, é essencial que os consumidores mantenham seus cadastros atualizados na Cocel. A atualização de telefones e e-mail pode ser realizada via Agência Virtual (basta fazer o cadastro da unidade consumidora no primeiro acesso), pessoalmente na sede da Companhia ou via teleatendimento (0800-7262121).

“Linha viva” é usada em grande parte das obras

cocelCerca de 30% das obras realizadas pela Cocel utilizam a técnica de linha-viva, sem necessidade de interrupção no fornecimento. Krzyzanovski explica que o uso da linha-viva não é possível em todos os tipos de obra, mas é utilizada sempre que há viabilidade técnica. “Os desligamentos somente são realizados quando não há alternativa, e mesmo assim é feito o possível para adiantar o trabalho e reduzir o tempo da interrupção”, completa. A Cocel realiza manutenção constante nas redes de distribuição de energia, e também são frequentes as obras de ampliação ou reforço para atender a novas demandas de consumidores. Quando o desligamento é de grande porte, que atinge um grande número de unidades consumidoras, costuma ser agendado para os domingos. “Marcamos o desligamento para o período de menor utilização, buscando minimizar qualquer transtorno que os consumidores possam ter”, explica Krzyzanovski.

Em 2014 tiveram destaque as obras de reforço realizadas para atender ao novo Hospital Nossa Senhora do Rocio (no Ouro Verde) e à nova estação de captação de água da Sanepar (no Rio Verde, próximo ao bairro Partênope). Além de atender à demanda dos dois empreendimentos, as obras aumentaram a capacidade da rede e a qualidade do fornecimento de energia para os consumidores de toda a região onde foram instaladas.

SMS pode ser utilizado para informar faltas de energia não programadas

A forma mais rápida e fácil de avisar a Cocel sobre falta de energia é via sms. Basta enviar o número da unidade consumidora que está sem energia por mensagem de celular para o número (41) 9106-9146. Apenas o número da unidade deve ser colocado na mensagem, sem o dígito ou sem escrever qualquer outra coisa. O consumidor receberá um sms de confirmação da Cocel, informando o número do protocolo. O serviço está disponível desde 2013, e já é utilizado por centenas de consumidores.

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