Bandeira tarifária vermelha estará vigente em agosto

Bandeiras Tarifárias - 29/07/2019 às 3h22

A bandeira tarifária vermelha no patamar 1 estará em vigor no mês de agosto, representando um acréscimo de R$ 0,061 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido – já incluindo os impostos. É a primeira vez no ano que a bandeira vermelha é acionada – sinalizando condições pouco favoráveis à geração de energia. Em julho este em vigor a bandeira amarela.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL agosto é um mês típico da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e a previsão hidrológica sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios – o que requer o aumento da geração termelétrica, mais cara.

O Sistema de Bandeiras Tarifárias é totalmente regulamentado pela ANEEL e é válido para todos os estados que fazem parte do SIN. As distribuidoras de energia não possuem qualquer gerenciamento sobre este Sistema – todo o valor arrecadado é repassado ao Ministério de Minas e Energia, através da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Fonte: ANEEL

29/07/2019