Bandeira tarifária amarela está em vigor no mês de outubro

Bandeiras Tarifárias - 01/10/2019 às 8h59

Após dois meses consecutivos com bandeira vermelha no primeiro patamar, a bandeira tarifária amarela volta a estar em vigor no mês de outubro – representando um acréscimo de R$ 0,023 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido, já incluindo os impostos. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, responsável pelo Sistema de Bandeiras Tarifárias, a mudança na bandeira foi determinada pela previsão hidrológica para o mês, que sinaliza a elevação do nível de água dos principais reservatórios de hidrelétricas.

Como durante o mês de setembro esteve em vigor a bandeira tarifária vermelha no primeiro patamar, que representa acréscimo de R$0,061 por kWh consumido, a cobrança é proporcional na fatura de outubro conforme a data de leitura de cada unidade consumidora. Por exemplo, na unidade onde a leitura será realizada em 10/10 (período de consumo compreendido entre 10/09 a 10/10), serão cobrados proporcionalmente 20 dias com bandeira vermelha (10/09 a 30/09) e 10 dias com bandeira amarela (01 a 10/10/19).

O Sistema de Bandeiras Tarifárias é totalmente regulamentado pela ANEEL e é válido para todos os estados que fazem parte do Sistema Integrado Nacional (SIN). As distribuidoras de energia não possuem qualquer gerenciamento sobre este Sistema – todo o valor arrecadado é repassado ao Ministério de Minas e Energia, através da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Fonte: site ANEEL

01/10/2019