Cocel e Parque Tecnológico de Itaipu visam parceria em busca de inovações

Energia - 17/12/2019 às 9h26

Representantes da área técnica da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel reuniram-se com uma equipe do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) no dia 10/12, com o objetivo de viabilizar a parceria entre as empresas na busca por inovações voltadas à gestão e qualidade de distribuição de energia no município. A negociação com a equipe do PTI iniciou em setembro, quando o diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, e o prefeito Marcelo Puppi apresentaram aos diretores do Parque Tecnológico os projetos já executados pela Cocel.

Em setembro, Chemin e Puppi foram recebidos por Flaviano da Costa Masnik – diretor administrativo financeiro, e Rafael José Deitos – diretor técnico do Parque Tecnológico de Itaipu. Os diretores do PTI elogiaram o trabalho que vem sendo realizado pela Companhia e pelo Município com a troca de luminárias da iluminação pública por modelos mais eficientes. As novas luminárias led já possuem as características necessárias para integração em rede e poderão ser utilizadas como ferramentas para o gerenciamento da distribuição de energia.

Chemin, Deitos, Masnik e Puppi – em busca da inovação

A Companhia Campolarguense finalizou em 2019 um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) voltado à automação da rede de distribuição – a primeira rede inteligente, ou “smart grid” do município. De acordo com o diretor técnico da Cocel, Carlos Conrado Krzyzanovski, a parceria com o PTI pode viabilizar um projeto voltado à gestão remota da subestação que pertence à Companhia, contribuindo para a qualidade do fornecimento de energia.

O PTI atua em projetos relacionados à mobilidade urbana com veículos elétricos, medidores de consumo inteligentes, gerenciamento da rede de distribuição e da iluminação pública, entre outros. O trabalho desenvolvido pelo Parque Tecnológico inclui a promoção da união entre empresas, centros de pesquisa, laboratórios e instituições de ensino – sendo o braço da Itaipu Binacional para contribuir com o desenvolvimento econômico, turístico, tecnológico e sustentável no Brasil e no Paraguai por meio de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

17/12/19