Atleta paralímpico e equipe de mountain bike recebem patrocínio da Cocel

Ação Social - 26/04/2022 às 7h30

 Projetos que unem esportes e promoção social são realizados pela ONG Dom Pedro

A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel é a nova patrocinadora do atleta paralímpico Alan Kleber Basílio, com o projeto “Braço Forte – Paraná Paralímpico” e da equipe de mountain bike do projeto “Jovens do Futuro”. Os projetos são realizados pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Dom Pedro II (conhecida como ONG Dom Pedro), que desde 2017 promove atividades esportivas e lúdicas voltadas à inclusão social de crianças e adolescentes, além da inclusão dos atletas do paradesporto nas atividades.

Para o presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, contribuir com projetos que sejam relevantes para Campo Largo é um dos objetivos da Companhia. “A Cocel é patrimônio dos campo-larguenses e entendemos que nosso papel é muito maior que fornecer energia de qualidade. Queremos contribuir com a construção de uma cidade melhor a cada dia, com mais oportunidades, com mais iniciativas que sejam transformadoras. E ainda incentivar outras empresas a realizar ações semelhantes” – declara Chemin. O presidente da ONG Dom Pedro, Marcos Antônio Ferreira Gomes, conta que muitos voluntários participam das atividades promovidas, mas que sem o apoio da Cocel seria impossível adquirir os equipamentos e proporcionar a contratação dos profissionais que participam dos projetos. A ONG tem sede na Vila Dom Pedro.

Basílio é um dos melhores atletas do mundo da paranatação

O esporte de alto rendimento sempre fez parte da vida de Alan Kleber Basílio e a lesão medular aos 19 anos não mudou em nada o espírito competitivo do campo-larguense. Ele coleciona medalhas nacionais e internacionais na paranatação e busca a classificação para as Paralimpíadas. Com o projeto “Braço Forte – Paraná Paralímpico”, realizado pela ONG Dom Pedro e patrocinado pela Cocel, conta com todo o suporte para competir em condições de igualdade com os melhores paratletas do mundo. O projeto contempla a aquisição de equipamentos para treinamentos, apoio para realização de viagens para competições e a contratação de equipe multidisciplinar de profissionais especializados – como personal trainer, nutricionista e psicólogo.

A divulgação é de extrema importância na busca pela democratização do acesso ao esporte. A dedicação e os resultados alcançados por Basílio são exemplos positivos para todos.

Equipe de mountain bike “Jovens do Futuro” já se destaca nas competições

A prática esportiva do ciclismo em trilhas ganha mais adeptos a cada dia e Campo Largo e uma equipe tem destaque especial: as cerca de 40 crianças e adolescentes integrantes do projeto “Jovens do Futuro”. Duas vezes na semana, durante o contra turno escolar, os jovens participam das atividades promovidas pela ONG Dom Pedro.

Quando o projeto começou, os participantes utilizavam equipamentos doados. Com o patrocínio da Cocel, foi possível adquirir novos uniformes, capacetes e bicicletas. O equipamento adequado garante mais segurança e contribui no desempenho. Além do condicionamento físico, as atividades são voltadas ao desenvolvimento da autoestima e autoconfiança dos alunos, valores e princípios. Os alunos aprendem ainda a realizar a manutenção das bicicletas. Adhan Taylor de Oliveira Ribeiro, de 11 anos, e Gustavo Henrique Ramos, de 15 anos, participam do projeto e já têm alcançado destaque nas competições.

ICMS reinvestido em Campo Largo

O apoio aos projetos é realizado pela Cocel por meio de incentivo fiscal, via Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte. Parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS que seria pago pela Companhia ao Governo do Estado é destinado a projetos em Campo Largo. A seleção dos projetos aptos a receber o incentivo, assim como toda a fiscalização do uso dos recursos, é responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

26/04/22