Exposição fotográfica de projetos realizados pela Cocel inicia em 03/10

Energia - 22/09/2022 às 5h09

A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel tem como propósito distribuir energia elétrica com segurança e qualidade e também contribuir para que Campo Lago seja uma cidade melhor a cada dia. Ao longo dos últimos anos a Companhia apoiou 40 projetos – voltados à promoção social, à valorização da cultura e do esporte, à promoção da saúde, à eficiência energética e ao fomento econômico do município. Há também projetos realizados diretamente pela Companhia, como o que proporcionou a substituição de lâmpadas e luminárias de todas as escolas públicas municipais por modelos mais eficientes.

Um pouco da história destes projetos será contada em uma exposição fotográfica, realizada na Casa da Cultura Dr. José Antônio Puppi, entre os dias 03 e 15 de outubro. Como grande parte dos projetos realizados tiveram crianças e adolescentes como público principal, esta exposição também é uma forma de celebrar o “Dia da Criança”.

José Arlindo Lemos Chemin, presidente da Cocel, destaca a importância da parceria entre a Companhia e a iniciativa privada na realização dos projetos, afirmando que “são selecionados projetos realizados por quem conhece de perto as necessidades de cada região, de cada comunidade, quem tem a seriedade para fazer bom uso dos recursos disponibilizados”. Algumas instituições, como a Associação Erceana Campolarguense (mantenedora da Erce), a Aldeia São José e a Associação Protetora dos Animais já contaram com o apoio da Cocel para projetos específicos e mantém convênio para recebimento de doações por meio das faturas de energia – todo o valor arrecadado é repassado às instituições.

Iluminação pública fazendo história

Um dos destaques é o projeto “Iluminando Campo Largo com Eficiência”, que proporcionou a substituição das luminárias da iluminação pública por modelos led. Já são 5.388 luminárias eficientes instaladas através deste projeto, que é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. Este projeto tornou Campo Largo referência em iluminação pública eficiente e modelo para outros municípios.

Uma retrospectiva das luminárias utilizadas na iluminação pública ao longo das décadas também faz parte da exposição, mostrando a evolução tecnológica dos equipamentos. Objetos históricos e uma maquete que apresenta todas as etapas pelas quais a energia elétrica passa até chegar às residências também poderão ser visitados.

Fragmentos Extraordinários do Projeto Fazendo Arte

O projeto “Fazendo Arte”, que promove oficinas de artes plásticas para crianças da região do Jardim Meliane, também participará da exposição de uma forma especial: com a apresentação das obras criadas pelos alunos do projeto durante todo o ano. Batizada de “Fragmentos Extraordinários” a exposição reúne telas, esculturas e outras obras produzidas em sua maioria a partir de fragmentos de materiais reaproveitados. O projeto é realizado pelo artista campo-larguense Toto Lopes e conta com a participação de 45 alunos. Esta é a segunda edição do projeto realizada com o patrocínio da Cocel.

SERVIÇO

Exposição “Energia em Fotos” e Exposição “Fragmentos Extraordinários”
Data: de 03 a 15/10/2022 (exceto domingo e feriado).
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Local: Casa da Cultura Dr. José Antônio Puppi (Rua do Centenário, 2011 – Centro – Campo Largo – PR).
Entrada gratuita.
Sem restrições.