Fortes chuvas e ventos causam danos à rede de distribuição de energia

Energia - 22/09/2025 às 1h34

As equipes da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel estão desde a madrugada trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para as unidades consumidoras afetadas. Durante a madrugada desta segunda-feira (22) o município foi atingido por fortes chuvas e ventos, em algumas localidades também granizo. A queda de árvores e galhos sobre a rede é a principal causa das interrupções, seguida pela incidência de raios.

Foram 106 ocorrências emergenciais registradas desde a madrugada, 28 já foram concluídas e o fornecimento de energia restabelecido e 78 estão sendo atendidas ou aguardando atendimento. O interior do município foi a região mais atingida, com diversos pontos com cabos arrebentados e postes quebrados. Bateias, Figueiredo, Guabiroba, Jardim Itaqui e Centro também foram afetados, além de situações isoladas em outras regiões.

A Cocel deslocou todas suas equipes técnicas (próprias e terceirizadas) para realizar as manutenções necessárias. A previsão é que a maior parte dos consumidores tenha o fornecimento de energia restabelecido ainda durante o dia de hoje, mas em alguns casos a reconstrução da rede pode levar mais tempo – situações onde há necessidade de substituição de postes e reinstalação de uma grande quantidade de cabeamento.

Aplicativo Cocel Mobile é o canal mais recomendado para informar falta de energia

A Cocel recomenda a utilização do aplicativo Cocel Mobile para informar falta de energia, pois é o canal mais prático e rápido. O app é gratuito e está disponível para sistemas Androis e iOS. Pelo canal de atendimento pro whatsapp (41 99123 2121) também é possível informar sobre falta de energia de forma rápida e automatizada, sem a necessidade de falar com atendente. É importante ter o número da unidade consumidora em mãos.

Em momentos de alta demanda, o atendimento telefônico pode ficar congestionado.

Paraná segue em alerta para tempestades

O Paraná segue em alerta laranja para o risco de tempestades e vendaval até o final da tarde de hoje, conforme divulgado pelo Instituto de Meteorologia (Inmet).

 

22/09/2025