325 famílias de baixa renda passam o Natal com geladeiras novas graças ao Programa de Eficiência Energética da Cocel

Ação Social - 28/12/2015 às 5h30

Apresentação de teatro educativo e substituição de lâmpadas completam a campanha em busca do consumo consciente

A Cocel realiza em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL o “PEE” – Programa de Eficiência Energética. Desde 2014 estão sendo realizadas ações voltadas à racionalização do consumo de energia – que pode ser conseguida através de mudança de hábitos ou troca de equipamentos por modelos mais eficientes. Sem nenhum custo para o consumidor foram substituídas as geladeiras antigas e pouco eficientes por modelos novos e econômicos de 325 famílias de baixa renda. As entregas foram realizadas entre outubro e dezembro.

Emídio Pianaro Jr., presidente da Companhia, ressalta a importância do projeto: “Conseguimos levar economia às casas de quem mais precisa, e as ações educativas possibilitam uma mudança de hábitos que traz benefícios a toda comunidade. Reduzir o desperdício é bom para o consumidor e para a Companhia. Não vivemos mais sem energia elétrica, e usar este recurso de forma adequada é imprescindível”.

Seleção das famílias beneficiadas segue critérios técnicosgeladeira PEE Cocel

Uma equipe técnica contratada pela Cocel visitou em 2014 todas as famílias cadastradas com Tarifa Social, para identificar as condições dos equipamentos e definir (conforme os critérios técnicos exigidos pela ANEEL, que também fiscaliza o projeto) quais famílias teriam os equipamentos substituídos.

Durante esta primeira visita cada família recebeu até três lâmpadas fluorescentes para substituir os modelos incandescentes, já garantindo economia no consumo. Oito mil lâmpadas foram distribuídas. Em novembro deste ano começou a substituição das geladeiras. São recolhidas as geladeiras antigas e em mau estado e entregues modelos novos e econômicos – sem nenhum custo para o consumidor. Cerca de 1200 MWh (megawatt-hora) devem ser economizados em um ano com estas ações.

Por lei, toda concessionária de energia deve destinar parte de seu lucro a programas que resultem na economia de energia – como a troca de equipamentos e ações educativas. E a maior parte desta verba deve ser destinada a programas voltados às famílias de baixa renda.

Teatro e campanhas educativas em busca do consumo consciente

Como parte do Programa de Eficiência Energética a Cocel promoveu o teatro “Família sem noção, só confusão!” especialmente para tratar do tema. O público chegou a 3 mil expectadores, em 13 apresentações realizadas em 2014. Com entrada gratuita e voltada a toda família, a peça levou um pouco de diversão e conhecimento a diversos bairros da cidade.

A energia elétrica está presente no cotidiano de toda família, e muitas vezes essa energia é mal utilizada e desperdiçada. Adultos e crianças dos bairros Jd. Guarani, Bateias, Cercadinho, Rivabem, Ferraria, Dona Fina, Itaqui, Centro, Águas Claras, São Silvestre, Três Córregos, Bom Jesus e Jd. Meliane prestigiaram as apresentações. Para dar continuidade ao aprendizado foram distribuídas cartilhas tratando do uso da energia com inteligência para que o assunto possa ser discutido também em sala de aula.

Com a “família sem noção” o público aprendeu como não desperdiçar energia, como prevenir acidentes e ainda o que fazer caso ocorra alguma interrupção. Os atores e o “Bonecocel” – mascote do Projeto – interagem com o público ressaltando a importância do cuidado ao ligar equipamentos e evitar o desperdício. Uma geladeira velha torna-se o centro da discórdia da família, quando todos percebem que o equipamento em mau estado consome muito mais energia do que deveria. Outras ações comuns, como ligar diversos equipamentos na mesma tomada ou secar roupa atrás da geladeira também podem causar desperdício de energia, além de risco às instalações da casa.

Também como parte do Programa de Eficiência Energética a Cocel promoveu uma campanha em jornais, rádios e outdoors sobre a conscientização a respeito do custo do uso de cada equipamento. O destaque é para os maiores consumidores de energia na maior parte das residências – chuveiro e ar condicionado. Em média, considerando um chuveiro de média potência, três banhos de quinze minutos ao dia acarretam em R$50,00 na conta de luz no fim do mês. Um ar condicionado ligado por quatro horas todos os dias resulta em aproximadamente R$100,00 na conta. Nos dois casos foram calculados as médias de consumo dos equipamentos e considerada a tarifa residencial da Cocel vigente em outubro de 2015.

A Cocel ressalta que é importante que todos conheçam os equipamentos que utilizam, para reconhecerem os “vilões” da conta. Quanto maior for a potência do equipamento (medida em watts – pode ser consultado nas etiquetas ou manuais), maior será o consumo de energia. Instalações elétricas inadequadas também podem interferir no consumo, e ainda causar riscos de danos maiores – como curtos-circuitos e até incêndios.

teatro_banner

 

logo_ANEEL logo PEE ANEEL