Projeto apoiado pela Cocel recebe prêmio nacional

Ação Social - 05/01/2016 às 1h08

O projeto “Elos da Sustentabilidade” recebeu durante o mês de dezembro dois importantes reconhecimentos nacionais: o II Prêmio Pró Catador e o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 9ª edição. Uma parceria entre diversas instituições, entre elas as Secretariais Municipais de Meio Ambiente e Assistência Social, viabilizou o aproveitamento dos resíduos recicláveis na cidade de Campo Largo e promoveu a inclusão social e o reconhecimento dos catadores.

A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel foi um dos elos desta cadeia que alcançou resultados impressionantes – volume de lixo reciclado na cidade aumentou 81% um ano após o lançamento do projeto (em 2006) e as famílias de catadores obtiveram aumento de renda. A Companhia doou à ASSUR (Associação Unidos da Reciclagem) a esteira utilizada no processo de separação dos resíduos. A doação foi realizada em 2011 através do Programa de Apoio a Projetos Sociais – que permite destinar parte do lucro da Companhia a projetos que busquem o equilíbrio social e a cidadania. Com o uso da esteira a triagem ficou mais rápida, possibilitando que um volume maior de resíduos seja reciclado diariamente.

No dia 16/12 vários agentes que contribuíram com o sucesso do “Elos da Sustentabilidade” foram homenageados pela Prefeitura Municipal em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores. Durante o evento o prefeito Affonso Guimarães destacou que “Campo Largo é uma cidade exemplar, proporcionalmente recicla mais que Curitiba que é considerada a capital ecológica do Brasil”. Atualmente a coleta de resíduos recicláveis é realizada em toda a área urbana do município, e ações de conscientização sobre a importância da separação e destinação adequada dos resíduos são realizadas com frequência.

Cocel recebe premiação Elos da Sustentabilidade

Schirlei Cequinel Kotovicz representou a Cocel na cerimônia realizada pela Prefeitura e recebeu a homenagem de Fernando Tozetti, secretário municipal do Meio Ambiente