No dia do eletricista, um pouco da história de Adimir da Silveira e seus 34 anos dedicados à Cocel

Serviços - 16/10/2017 às 7h17

No dia 17 de Outubro é comemorado o “Dia do Eletricista” e quem conta um pouco da rotina deste profissional tão importante é Adimir da Silveira, mais conhecido como “Zeca” – eletricista em atividade mais antigo da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel. São 34 anos de trabalho na Companhia, período em que viu Campo Largo crescer.

Zeca conta que a experiência ajuda muito, pois cada vez conhece mais o trabalho e a cidade, sabe o que é perigoso. Quando ele começou a trabalhar na Companhia, em 1983, eram dezesseis eletricistas responsáveis por atender toda Campo Largo. O número de consumidores da Cocel mais que dobrou nestes anos, e as exigências com normas de segurança, normas técnicas e produtividade acompanharam este crescimento.

Zeca já sofreu uma descarga elétrica por raio, mas não se feriu. Um dos episódios de maior perigo já vividos por ele foi no final dos anos 80, nas proximidades da Vila Olímpica, quando uma falha mecânica no caminhão da Cocel fez com que o veículo atingisse um poste da rede de distribuição de energia onde os eletricistas estavam trabalhando. “A rede continuava energizada e os eletricistas ficaram pendurados, foi um milagre ninguém se ferir com gravidade”, conta Zeca.

Atualmente Zeca trabalha na manutenção da iluminação pública e no atendimento a emergências. Ele lembra que era comum passar a madrugada toda trabalhando quando acontecia algum problema, e que os recursos de trabalho eram poucos. “Hoje temos vários equipamentos de segurança, caminhões com cesto aéreo, uniformes especiais. Antigamente quando saíamos atender uma emergência íamos na carroceria do caminhão, na chuva, sem proteção, e subíamos nos postes com ‘pés de ferro’”, conta o eletricista.

Para o futuro, Zeca espera que a Cocel esteja cada vez melhor para os consumidores e funcionários, crescendo sempre e mantendo o atendimento de qualidade que presta aos consumidores. “Quando me aposentar a principal lembrança será dos amigos, do companheirismo, da vida dedicada à Cocel”, finaliza.

foto de adimir da silveira, o zeca, eletricista da Cocel há 34 anos

Juventude e experiência aliadas na busca pelo melhor atendimento

Atualmente a Cocel conta com 42 eletricistas, além das equipes técnicas terceirizadas. A experiência dos mais antigos une-se à juventude dos mais novos para que o serviço prestado seja realizado com segurança e a maior qualidade possível. O trabalho com eletricidade oferece riscos constantes, por isso a realização de treinamentos é contínua e a integração da equipe é essencial para que acidentes sejam evitados.

O diretor técnico da Cocel, Carlos Conrado Krzyzanovski, conta que o comprometimento das equipes técnicas é fator determinante para o sucesso da Companhia. “A inovação tecnológica acontece todos os dias. São novos equipamentos, novos materiais, novas normas, mas o trabalho dos profissionais continua sendo o mais importante” – resume Krzyzanovski. As equipes de plantão de atendimento a emergências da Cocel trabalham ininterruptamente para garantir o fornecimento de energia aos consumidores.

16/10/17