Museu Histórico foi o símbolo do “Novembro Azul” em Campo Largo

Comunidade - 04/12/2017 às 7h11

Diversas ações dedicadas à prevenção do câncer de próstata são realizadas durante o mês de novembro. Assim como ocorre na campanha “Outubro Rosa”, quando a prevenção ao câncer de mama ganha destaque, o “Novembro Azul” visa divulgar a importância de prevenir o câncer de próstata através da realização de exames. Em Campo Largo, o Museu Histórico localizado na Praça Getúlio Vargas foi o símbolo da campanha. A Cocel (Companhia Campolarguense de Energia) mudou toda a iluminação do local para chamar a atenção para esta causa.

Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) apontam que no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum em homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), e que em 2017 mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados. O dado mais impressionante é que se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.

Museu Histórico de Campo Largo com a iluminação azul feita pela Cocel para o Novembro Azul

Mais informação, menos preconceito

Sérgio Evers, médico do trabalho da Cocel, ressalta que a detecção precoce da doença aumenta muito as chances de cura total. Ele indica que todos os homens a partir dos 40 anos façam exames preventivos com urologista anualmente. “Quanto maior a demora em descobrir o problema, maior a mortalidade”, destaca.

Evers percebeu uma grande mudança no comportamento dos homens nos últimos anos, quando as campanhas de conscientização ficaram mais intensas e frequentes. Médico há quarenta anos, ele conta que “antigamente era uma dificuldade enorme para que os exames fossem realizados, encaravam com muita reserva, hoje é raro quem tenha resistência”.

Três exames devem ser realizados preventivamente: toque retal, exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e ultrassonografia das vias urinárias, próstata, bexiga e rins. O toque retal, exame a que tantos resistem, é imprescindível. “O toque retal é insubstituível, dá ao médico a percepção exata do tamanho e da consistência da próstata”, esclarece Evers.

As campanhas de conscientização são de extrema importância na prevenção do câncer de próstata. O médico do trabalho indica que as empresas estimulem a prevenção por meio de palestras, cartazes e outras formas de comunicação durante todo o ano, especialmente nos meses que antecedem o “Novembro Azul”, para que os homens realizem os exames no mês símbolo da campanha – quando a rede de saúde pública costuma oferecer acesso facilitado aos exames.

Para saber mais sobre a prevenção ao câncer de próstata clique no link a seguir:

Prevenção ao câncer de próstata

04/12/17