Abril continua com bandeira verde

Energia - 02/04/2018 às 1h45

Pelo quarto mês consecutivo estará vigente a bandeira tarifária verde nas faturas de energia – sem custo adicional para os consumidores. A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL divulgou na quinta-feira (29/03) que as condições para geração de energia nas hidrelétricas continuam favoráveis, por este motivo a bandeira verde foi mantida em abril.

O sistema de bandeiras tarifárias é totalmente gerenciado pela ANEEL e todo o valor arrecadado é repassado à agência reguladora – nenhuma parte fica com a concessionária. O sistema tem o objetivo de sinalizar o custo real da energia gerada para que os consumidores economizem nos períodos de condições desfavoráveis de geração. O sistema elétrico brasileiro é totalmente interligado (forma o SIN – Sistema Interligado Nacional), por isso condições adversas na geração de energia em algumas regiões podem afetar todos os estados.

A matriz energética do país é composta essencialmente por hidrelétricas (que têm custo de geração menor, porém a produção é afetada quando há falta de chuvas). Em períodos em que as hidrelétricas não suprem toda a demanda são acionadas as termelétricas (com custo de geração muito maior).

02/04/2018