does xanax decrease metabolism buy xanax can you get off xanax on your own

can ambien cause heart palpitations buy ambien online ambien sleep crimes

atsu soma student doctor soma carisoprodol soma wisdom

does ambien show on tox screen zolpidem no prescription can you eat food with ambien

valium al cane valium online valium 500

formula soma angulos internos poligono regular buy soma hacer cubo soma papel

pop pop valium valium online vasco rossi valium 97

phentermine dublin ireland buy phentermine phentermine vancouver washington

xanax alzam generic xanax how many hours between doses of xanax

chew xanax bar buy xanax xanax 0.25 tablets

Campo Largo mais “rosa” para ressaltar a importância da prevenção contra o câncer de mama

Ação Social - 04/10/2018 às 3h28

O “Outubro Rosa” destaca a luta contra o câncer de mama e do colo do útero, estimulando a prevenção pelo diagnóstico precoce. A iluminação do Museu Histórico de Campo Largo foi modificada pela Companhia Campolarguense de Energia – Cocel para que a campanha tenha ainda mais destaque.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres do Brasil e do mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país.

cocel deixou o museu de campo largo rosa para a campanha outubro rosa

Diagnóstico precoce aumenta chances de cura

O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento é preventivo e deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual. Mas o autoexame não deve ser o único método preventivo, já que o câncer de mama pode ser imperceptível ao toque. Por isso, é indicado visitar anualmente o ginecologista e/ou mastologista para fazer os exames necessários, como a  mamografia, ultrassonografia mamária e ressonância magnética.

Outubro Rosa pelo mundo

O laço rosa foi utilizado pela primeira vez como símbolo de prevenção contra o câncer de mama em 1990 pelos participantes da “Corrida pela Cura” – evento promovido pela “Fundação Susan G. Komen pela Cura”, em Nova York. A iniciativa de realizar campanhas de prevenção no mês de outubro se espalhou por outras cidades dos Estados Unidos, onde o mês de outubro foi tornado o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. Depois da corrida foram realizados desfiles de moda e outros eventos. Não se sabe ao certo quando a iluminação rosa começou a ser utilizada em prédios e monumentos como forma de divulgação da campanha.

No Brasil, o primeiro registro de ação referente ao “Outubro Rosa” é de 2002. Na ocasião o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o “Obelisco do Ibiapuera”) foi iluminado com cor de rosa. Atualmente vários prédios históricos e cartões postais do país, como o prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná e o Cristo Redentor, ficam “cor de rosa” em prol da campanha de prevenção.

04/10/18

Seu navegador está desatualizado!

Atualize seu navegador para ver este site corretamente.Atualizar meu navegador agora

×