Mais de 1200 luminárias led já foram instaladas pela Cocel

Iluminação Pública - 24/01/2019 às 4h12

São mais de 60 km de vias com iluminação eficiente.

Iluminar melhor e economizar energia elétrica – estes são os objetivos da maior ação de melhoria na iluminação pública já realizada no município. A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel iniciou a substituição das luminárias convencionais por modelos led em 2017 e o objetivo da concessionária é dar continuidade ao projeto até que toda a área urbana seja contemplada, utilizando o recurso economizado em energia para investir em novos equipamentos eficientes.

A primeira etapa de substituições foi realizada através do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulamentado e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Foram instaladas 774 novas luminárias, resultando na economia mensal de 62.000 kWh (quilowatts hora). A segunda etapa está sendo realizada com recursos da Prefeitura Municipal de Campo Largo – serão mais 2.300 luminárias instaladas. Quando esta segunda etapa estiver concluída, 16% de toda iluminação pública do município será eficiente e a economia no consumo de energia será de quase R$ 100 mil mensais.

O presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, afirma que o investimento nas luminárias mais eficientes é totalmente revertido em favor da comunidade campo-larguense. “O valor que está sendo economizado será utilizado para adquirir mais luminárias eficientes para que o projeto atenda também os bairros”, explica Chemin. Além do anel central, a Avenida Ayrton Senna da Silva já conta com iluminação em led em toda sua extensão. A Rua João Stukas (principal via de acesso aos bairros Botiatuva e Três Rios, entre outros) está com as substituições em andamento e os bairros Abranches Guimarães (Popular Velha), Joaquim Celestino Ferreira (Popular Nova) e Partênope terão as luminárias substituídas ainda no primeiro semestre de 2019.

A mudança na iluminação é realizada de acordo com critérios técnicos, que levam em consideração a largura da via, o espaçamento entre postes e o trânsito de veículos e pedestres – entre outras características. “Para cada etapa de substituições é feito um projeto para garantir que as novas luminárias proporcionem o máximo de eficiência. Como a região central já está totalmente atendida, as próximas substituições vão contemplar as vias de maior movimento que dão acesso aos bairros e em seguida as ruas dos bairros próximos” – completa Chemin. O presidente da Cocel ressalta ainda que as novas luminárias já estão preparadas para formar um sistema integrado, o que possibilitará que sejam transmitidos dados entre os equipamentos – facilitando a manutenção e o gerenciamento de toda a rede.

imagem aérea de campo largo destacando a iluminação em led finalizada pela cocel

Assista o vídeo de divulgação clicando aqui.

Eficiência na iluminação pública contribui para a segurança

A gestora do Programa de Eficiência Energética da Cocel, Schirlei Cequinel Kotovicz, explica que as luminárias led trazem outros benefícios além da economia de energia. “As novas luminárias têm maior durabilidade, maior luminosidade, proporcionam melhor percepção das cores e dispersam menos luz, contribuindo para o melhor aproveitamento do espaço público, para a segurança e qualidade de vida de todos que utilizam das vias”, afirma Kotovicz.

Em média, a economia de energia em relação às tradicionais é de 51,7% e pode chegar a 70% – o que equivale a mais de R$ 365,00 economizados por ano para cada luminária substituída. “Um dos objetivos da mudança na iluminação pública é estimular o consumidor a utilizar equipamentos mais eficientes em suas casas, evitando o desperdício de energia elétrica”, explica a gestora.

logotipos cocel, aneel e PEE projeto de efoconência energética

24/01/2019