Calor ou frio intenso contribui para aumento no consumo de energia

Energia - 15/02/2019 às 7h37

Calcule o gasto de cada equipamento e saiba como economizar.

As altas temperaturas deste verão fizeram com que muitas famílias recorressem a aparelhos de ar condicionado e ventiladores para amenizar o calor. O consumo de energia em todo o país cresce nos meses mais quentes devido ao uso destes equipamentos, por isso é preciso tomar algumas precauções para evitar sustos com a fatura de energia elétrica. Em Campo Largo é no inverno que são registrados os recordes de consumo de energia, mas a cada ano o consumo no verão vem aumentando.

O diretor técnico da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel, Carlos Conrado Krzyzanovski, explica que em períodos com temperaturas extremas – muito altas ou muito baixas – o consumo de energia é maior. “Historicamente os recordes de consumo de energia ocorrem nos meses mais frios, entre junho e agosto, devido ao uso de aquecedores – equipamento que está presente num grande número de casas do município. Mas o uso de aparelhos de ar condicionado – que era muito pequeno até poucos anos – vem crescendo e com isso com o consumo de energia também aumenta”, conta o diretor.

Krzyzanovski orienta os consumidores a verificarem a potência dos equipamentos antes de adquirir, para que tenham consciência sobre qual o consumo de energia e sobre quanto o uso vai impactar na fatura mensal: “tanto condicionadores de ar quanto aquecedores são equipamentos de grande potência, e quanto maior a potência maior o consumo de energia”.

Como calcular o consumo de cada equipamento

Para calcular o consumo dos equipamentos é necessário saber a potência (esta informação deve ser disponibilizada na embalagem, medida em watts). Quanto maior a potência, maior o consumo de energia.

Para saber quanta energia cada equipamento consome no mês a conta é simples:

Potência (W) x horas utilizadas no dia x dias utilizados no mês / 1000 =

consumo mensal (em kWh)

Por exemplo, se uma família utiliza um condicionador de ar com 1350 W de potência, 8 horas por dia, 20 dias no mês, o cálculo do consumo será:

  1. x 8 x 20 / 1000 = 216

O aumento de consumo desta família devido ao uso do aquecedor será de 216 kWh no mês (que equivale a aproximadamente R$ 210,00).

É importante ressaltar que o consumo pode variar de acordo com as condições de uso do equipamento e das instalações elétricas. No caso dos condicionadores de ar, também é importante adquirir um equipamento adequado ao tamanho do ambiente, para evitar desperdício.

Como evitar desperdício de energia ao utilizar aparelhos de ar condicionado

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou os resultados de uma pesquisa que mostra que o consumo de energia elétrica por condicionadores de ar em residências triplicou nos últimos 12 anos. Como são equipamentos de grande potência, o uso do ar condicionado pode representar aumento significativo na fatura de energia elétrica das famílias.

Ao adquirir este tipo de equipamento é preciso estar consciente que o consumo de energia é elevado, mas alguns cuidados podem evitar desperdícios:

  • Não deixar portas e janelas abertas em ambiente com ar condicionado ligado;
  • Manter os filtros limpos;
  • Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado;
  • Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto;
  • Optar por equipamentos que tenham o selo Procel de eficiência energética;
  • Seguir as orientações do fabricante ao fazer a instalação do equipamento;
  • Evite desligar e ligar com muita frequência (se for se ausentar do ambiente por intervalor curtos, de até 30 minutos, o ideal é deixar o equipamento ligado).

Dicas de economia para o ano todo

  • Verifique se as instalações elétricas do imóvel estão em boas condições e se são dimensionadas para toda a carga que está sendo utilizada.
  • Na dúvida, sempre opte por contratar um eletricista habilitado para revisar as instalações.
  • Não utilize “Ts” ou “benjamins”.
  • Verifique se a tomada em que o equipamento será ligado é compatível (a maior parte dos aparelhos de maior potência precisa de tomada de 20 ampères, maiores que as tradicionais).
  • Antes de ligar um equipamento, verifique se não há algum dano, como descascados no cabo ou isolação com defeito. Se houver, não utilize.
  • Opte por equipamentos mais eficientes, com nota “A” do Selo Procel.
  • Aproveite a luz natural.

15/02/2019