Cocel é campeã do Prêmio Sesi ODS 2019

Premiação - 06/09/2019 às 2h40

Projeto “Iluminando Campo Largo com Eficiência” é reconhecido como uma das melhores práticas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O projeto de melhoria na iluminação pública realizado pela Companhia Campolarguense de Energia – COCEL com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Largo foi o campeão do Prêmio Sesi ODS 2019 – que tem o objetivo de reconhecer e divulgar práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável realizadas pelas organizações. Concorrendo com 386 empresas públicas e privadas de todo o estado, a Companhia Campolarguense foi a grande vencedora na categoria média indústria. A cerimônia de premiação foi realizada na quinta-feira (05), no Campus da Indústria do Sistema FIEP, em Curitiba.

O diretor presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, ressaltou a importância do trabalho em equipe para alcançar resultados tão expressivos. “Esta é uma vitória de todos os eletricistas que trabalharam na substituição das luminárias, das áreas técnicas e administrativas que contribuíram para que este projeto fosse realizado com a maior eficiência possível e tenha se tornado exemplo de recurso bem aplicado, com resultados positivos para toda a comunidade”, destaca Chemin.

3 mil leds já instalados – economia e valorização do espaço público

O projeto “Iluminando Campo Largo com Eficiência” viabilizou uma significativa melhoria na iluminação pública do município, através da substituição de luminárias tradicionais por modelos led. Esta mudança resultou em economia no consumo de energia, em melhoria na luminosidade e contribuiu para a valorização do espaço público e segurança, além de estimular ações voltadas à eficiência energética. Carlos Conrado Krzyzanovski, diretor técnico da Cocel, conta que os excelentes resultados da primeira etapa incentivaram o poder público a dar continuidade ao projeto. “A economia no consumo de energia viabiliza a ampliação do projeto, já são mais 3 mil luminárias eficientes instaladas e o objetivo é que toda área urbana tenha iluminação pública em led”, conta o diretor.

Na primeira etapa do projeto foram substituídas 756 luminárias com recursos da Cocel – através do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. As etapas seguintes estão sendo realizadas com recursos da Prefeitura Municipal, através da COSIP (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública).

A gestora do PEE da Cocel, Schirlei Cequinel Kotovicz, conta que o projeto também tem o objetivo de incentivar novas ações voltadas à eficiência energética. “Buscamos mostrar que ao optar por equipamentos mais eficientes, reduzir o desperdício, por fazer escolhas melhores no que diz respeito ao uso da energia os benefícios alcançados vão muito além da economia – contribuem para a preservação dos recursos do planeta e, quando se trata da iluminação de espaços públicos, valorizam toda a cidade” – resume Kotovicz. A divulgação dos resultados e ações de sensibilização em escolas fazem parte do projeto, envolvendo a comunidade na mudança. A gestora conta que a Cocel já está desenvolvendo um novo PEE, desta vez voltado à iluminação das escolas públicas municipais.

17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram estabelecidos pela ONU

Dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 – que foi estabelecida em 2015 durante encontro de líderes mundiais realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Brasil e outros 192 países são signatários deste plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. “Energia limpa e acessível” é um dos ODS e também está relacionado com ações de eficiência energética.

O Prêmio SESI ODS está em sua quinta edição e é uma realização do Sistema Fiep, por meio do Sesi Paraná. Os projetos concorrentes foram avaliados com base nos seguintes critérios: histórico, justificativa, principais objetivos, metodologia, avaliação, resultados e evidências. A cerimônia de premiação foi realizada durante o Congresso Sesi ODS, que contou com painéis de discussões e mostra de projetos.

06/09/2019