Cocel realiza ações de conscientização sobre o “Setembro Amarelo”

Educação - 10/09/2019 às 6h16

Mês é referência da campanha de prevenção de suicídio

A equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel aderiu à campanha de conscientização de prevenção do suicídio que é intensificada durante todo o mês de setembro. Através da divulgação de informativos aos colaboradores pessoalmente e através de e-mails e aplicativos de mensagens a CIPA busca dar maior visibilidade ao tema.

O “Setembro Amarelo” existe no Brasil desde 2015 e é resultado de uma parceria do CVV – Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, com a proposta de associar a cor ao mês que marca o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio” – 10 de setembro. Durante todo o mês são realizadas ações de divulgação da campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e também dos canais de comunicação de órgãos de apoio.

9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas

Os números são alarmantes: 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos e a estimativa de especialistas é que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos 10 vezes – de acordo com dados divulgados pela CVV. Por outro lado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas – a prevenção é fundamental para reverter esta situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. A campanha “Setembro Amarelo” busca compartilhar informações, esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas que contribuam para tirar o assunto da invisibilidade.

Reconhecer sinais de alerta pode ser o passo mais importante

O Ministério da Saúde define o suicídio como um “fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero”. Saber reconhecer sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo pode ser o primeiro e mais importante passo na prevenção. Nenhum sinal pode ser analisado isoladamente, mas alguns comportamentos devem chamar a atenção de familiares e amigos próximos, sobretudo se os sinais se manifestam ao mesmo tempo:

  • Aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos 2 semanas;
  • Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança;
  • Expressão de ideias ou de intenções suicidas;
  • Isolamento.

Como conseguir ajuda

Ligando para 188 – o CVV disponibiliza uma central de atendimento gratuita e disponível 24 horas, que presta apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

O Ministério da Saúde indica quatro passos fundamentais para ajudar uma pessoa sob risco de suicídio:

  • Converse: procure um local calmo e um momento apropriado, ouça sem julgamentos;
  • Acompanhe: fique em contato para acompanhar como a pessoa está se sentindo e o que está fazendo;
  • Busque ajuda profissional: incentive a pessoa a procurar ajuda e se ofereça para acompanhar a uma Unidade Básica de Saúde, CAPS e serviços de emergência;
  • Proteja: se há perigo imediato, não deixe a pessoa sozinha e assegure-se que não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (medicamentos, armas de fogo, pesticidas, entre outros).

Mais informações em www.setembroamarelo.org.br.

10/09/2019