Retrospectiva 2019 – Programa de Apoio a Projetos Sociais

Ação Social - 20/12/2019 às 4h34

Iniciado em 2018 e com a divulgação dos resultados em fevereiro de 2019, o Chamamento Público para o Programa de Apoio a Projetos Sociais da Cocel foi um grande incentivo para as instituições campo-larguenses. A seleção foi realizada conforme critérios técnicos, conforme determinado no edital de abertura do Chamamento Público. Dos vinte e três projetos inscritos, os nove com melhor avaliação e que atenderam integralmente as exigências previstas no edital foram contemplados. São duas modalidades de patrocínio: direto ou pagamento parcial de energia.

  • Associação Aldeia São José, Associação Erceana Campolarguense e Instituição Movimento Recriança receberão desconto na fatura de energia por doze meses.

 A Aldeia São José acolhe crianças em situação de risco. As crianças são acompanhadas 24 horas por dia por cuidadoras e recebem educação, alimentação e assistência psicológica.

Aldeia São José acolhe crianças em situação de risco

A Associação Erceana Campolarguense é a mantenedora da ERCE, escola referência na educação de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. Oferta ainda atendimentos complementares em psicologia, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, enfermagem e atendimento médico (como psiquiatria e neuropediatria). Os serviços são inteiramente gratuitos.

Alunos com idades de 3 a 63 anos frequentam a escola

A Instituição Movimento Recriança tem sede em Bateias e atende crianças de 6 a 12 anos e tem como foco o desenvolvimento de atividades de fortalecimento de vínculos, prevenção de ocorrências de situações de vulnerabilidade e risco social, formação para a participação e cidadania, protagonismo e autonomia.

Atividades reforçam vínculos e contribuem com a socialização das crianças.

Receberam patrocínio direto:

  • Projeto “Inclusão social para pessoas com deficiência através do esporte” (Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo).

Compra de equipamentos para atleta, com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas para pessoas com deficiência, estimulando a inclusão social através do esporte.

  • Projeto “Controle populacional de cães e gatos pelo método de esterilização cirúrgica” (Associação Protetora dos Animais de Campo Largo).

Com o apoio da Companhia serão realizadas até 180 castrações de cães e gatos abandonados ou de famílias carentes. Além do controle populacional, a castração ajuda a prevenir doenças e na prevenção de acidentes. Nos últimos três anos foram mais de 30 acidentes com leituristas da Cocel causados por mordidas de cães.

  • Projeto “Cocel a energia do esporte” (Clovis Luiz Cipriano Junior).

Compra de tatames e quimonos, aulas de karatê para mais de 100 crianças carentes no CEU Meliane e na Escola Sete de Setembro. Além da prática esportiva, aulas contribuem para a socialização.

  • Projeto “Gerar Esquenta – preparar o jovem e efetivar oportunidades” (GERAR – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional).

Compra de computadores e realização de treinamentos pelo Instituto GERAR, que tem o objetivo de contribuir para que jovens em situação de vulnerabilidade conquistem uma oportunidade de trabalho.

  • Projeto “Fazendo Arte” – Toto Lopes (Tanielton Lopes Pereira).

Realização de oficinas de artes plásticas e visuais no CEU Meliane. Oitenta crianças de baixa renda e em condição de vulnerabilidade social participam das oficinas, utilizando material reciclável, contribuindo para a integração social e também podendo se tornar uma futura fonte de renda.

  • Projeto “Futebol Formando Cidadão” (Associação Águias da Bola).

Crianças de baixa renda e em condição de vulnerabilidade social participam das aulas de futebol na Ferraria e no CEU Meliane. O futebol é utilizado como instrumento para formação da cidadania, elevação da autoestima, acompanhamento escolar e auxílio e desenvolvimento de inclusão social.